Secções
Entrar

Ministro Leitão Amaro deixa escapar plano de Governo até à votação da moção de confiança

Luana Augusto 06 de março de 2025 às 13:06

Ministro da Presidência foi fotografado com uma folha onde constava o plano do Governo. Segundo este rascunho, Montenegro deverá entregar esta quinta-feira "as respostas aos partidos".

O ministro da Presidência, Leitão Amaro, deixou escapar os próximos passos do Governo até à votação da moção de confiança, que será votada na próxima terça-feira, 11 de março.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O rascunho foi divulgado na passada quarta-feira, durante a votação da moção de censura, quando Leitão Amaro utilizou uma folha para ocultar o rosto enquanto falava com o primeiro-ministro. Acontece que a fotografia deste momento acabou por captar o plano do Governo até à votação da moção de confiança.

O primeiro ponto prendia-se com o debate da moção de censura, que aconteceu ontem, quarta-feira, sendo que neste dia estava também previsto os "ministros [aparecerem] na TV".

Segundo o plano, esta quinta-feira ocorre a "entrega das respostas aos partidos", por parte de Luís Montenegro - isto porque tanto o Bloco de Esquerda como Chega já haviam remetido algumas questões ao primeiro-ministro, referentes à sua empresa (Spinumviva), clientes, negócios, e declaração de rendimentos.

Já para sexta-feira (7), está prevista a apresentação de algumas medidas em Conselho de Ministros e entre este dia e segunda-feira, o primeiro-ministro deverá dar uma entrevista a três canais de televisão diferentes, que devem ser os três em sinal aberto. No plano consta ainda a palavra "França", levantando suspeitas acerca de uma viagem a este país.

Segue-se posteriormente a discussão de mais medidas em Conselho de Ministros, entre as quais se destaca, por exemplo, uma discussão sobre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Se a moção de confiança aprovada hoje em Conselho de Ministros for entregue ainda esta quinta-feira no parlamento, o debate deve acontecer na próxima terça-feira, 11 de março, e deverá resultar no seu chumbo. Se tal cenário se verificar, o País deverá ir a eleições entre 11 a 18 de maio, indicou ontem o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela