Secções
Entrar

Mau tempo. Ministro Leitão Amaro faz vídeo de autopromoção a gerir crise

Marco Alves 30 de janeiro de 2026 às 10:30

Com marca de água e edição profissional, vídeo foi publicado nas redes sociais de António Leitão Amaro enquanto o país está em estado de calamidade

António Leitão Amaro, ministro da Presidência e um dos braços direitos do primeiro ministro, publicou ontem nas suas redes sociais um vídeo em que o próprio aparece a ser filmado de vários ângulos e em várias situações aparentemente a gerir a situação de calamidade que se vive no país devido à depressão Kristin.
António Leitão Amaro em funções ministeriais: reuniões e contactos
"Em situações de emergência, cada decisão conta — e o planeamento faz a diferença", diz o ministo na publicação. "Ontem e hoje, o Governo usa o manual CORGOV, aprovado após o apagão. Coordenação, comunicação e trabalho de equipa para apoiar quem está no terreno e proteger os portugueses." Rodeado de assessores, a roer as unhas, de mangas arregaçadas, com ar preocupado, a ter reuniões, rodeado de papéis e de  walkie-talkies, o ministro criou o que hoje se chama um conteúdo para as redes sociais. 
Os comentários a este vídeo de autopromoção em contexto de calamidade não têm sido favoráveis. Não foi possível apurar até ao momento quem fez o vídeo e o editou, se alguém do ministério, algum assessor ou alguém de uma consultora de comunicaçáo. A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal. Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos. O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar. Nota: Leitão Amaro apagou entretanto o vídeo das redes sociais. O que consta deste artigo é uma cópia. Com Lusa
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima