Secções
Entrar

Marcelo "discorda" da manutenção de Galamba no Governo

Leonor Riso 02 de maio de 2023 às 21:28

Presidente da República reagiu à decisão de António Costa. Está em causa "o prestígio das instituições" que regem os portugueses.

Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu à manutenção de João Galamba no Governo, decidida pelo primeiro-ministro António Costa após o ministro das Infraestruturas ter apresentado a demissão. 

António Cotrim/Lusa

"O Ministro das Infraestruturas apresentou hoje o seu pedido de demissão, invocando razões de peso relacionadas com a percepção dos cidadãos quanto às instituições políticas. O Primeiro-Ministro, a quem compete submeter esse pedido ao Presidente da República, entendeu não o fazer, por uma questão de consciência, apesar da situação que considerou deplorável", lê-se numa nota no site da Presidência. 

"O Presidente da República, que não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do Primeiro-Ministro, discorda da posição deste quanto à leitura política dos factos e quanto à percepção deles resultante por parte dos Portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem."

O primeiro-ministro decidiu não aceitar a demissão de João Galamba do cargo de ministro das Infraestruturas, apesar de o Presidente da República preferir a sua saída.António Costa assumiu a responsabilidade pela sua decisão, que justificou com a sua consciência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela