Secções
Entrar

Mais de metade dos fogos ativos começaram durante a noite

Diogo Barreto 29 de julho de 2025 às 13:52

O incêndio de Arouca é o que mais preocupa autoridades. A Proteção Civil apela a que não se "use o fogo" para evitar ignição de mais incêndios.

Mais de metade dos incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira começaram durante a noite, informou o comandante Mário Silvestre da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em conferência de imprensa esta terça-feira. 

ESTELA SILVA/LUSA

Segundo o comandante Mário Silvestre, "50,8% das ocorrências nestes dois dias e até ao momento são ocorrências noturnas". Na segunda-feira, foram registadas 124 ocorrências e, entre as 0h00 e as 11h00 de hoje mais 51 ocorrências. O comandante da ANEPC insistiu para que as pessoas "não usem o fogo".

Mário Silvestre acrescentou que, neste momento, cerca das 12h00, o fogo que causa mais preocupação é o de Arouca, estando a situação dos de Lindoso/Ponte da Barca e de Penamacor "bastante controlada".

No caso de Arouca, no distrito de Aveiro, o fogo que resultou de "três ocorrências consecutivas", tendo o dispositivo respondido às duas primeiras com "uma eficácia muito boa", mas já não à terceira, na localidade de Espiunca, devido à elevada velocidade de propagação das chamas.

O incêndio, "numa zona de eucaliptal adulto, com vales encaixados", está a libertar energia de 20.000 kilowatts/metro, quando, para existir capacidade de extinção, esta não pode ultrapassar os 4.000 kilowatts/metro.

Neste contexto, o dispositivo no terreno está, neste momento, sobretudo a tentar mitigar o fogo, trabalhando e modulando-o "pelos flancos".

Já o incêndio de Lindoso/Ponte da Barca (Viana do Castelo), que consumiu "cerca de 2.000 hectares" entre a noite de sábado e as 08:00 de hoje, "está estabilizado", continuando os "trabalhos de consolidação do mesmo".

Em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, "apenas 30%" do incêndio estava ativo, tendo já ardido 511 hectares.



Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima