Secções
Entrar

Mais de 660 praias disponíveis este Verão em Portugal

03 de maio de 2018 às 17:38

As praias fluviais abrem entre 15 de Junho e 1 de Julho e encerram entre 30 de Agosto e 23 de Setembro.

Mais de 530 praias marítimas e quase 130 fluviais estão disponíveis este Verão no país, a maioria das quais entre Junho e Setembro, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

1 de 4
Foto: Lusa
Foto: Getty Images
Foto: Ricardo Rocha/SÁBADO

A portaria, publicada na terça-feira, identifica as águas balneares costeiras e de transição e as águas balneares interiores, refere a duração da respectiva época balnear, qualifica as praias de banhos e identifica as praias de uso limitado para este ano no Continente e nas Regiões Autónomas.

A concessão na generalidade das 537 praias marítimas funciona entre Junho e Setembro, mas há excepções, como as praias do concelho de Cascais, em Lisboa, que já estão a funcionar desde dia 01 de maio, e as de Albufeira, no Algarve, cuja concessão funciona a partir de 15 de maio.

Destas 537 praias marítimas, há 25 na Madeira, 22 nos Açores, cinco no Norte, duas no Centro, cinco no Tejo e Oeste e nove no Algarve que não estão qualificadas como praias de banhos por, à data da publicação da portaria, não estar assegurada a vigilância a banhistas.

Na região Norte, a época balnear decorre entre 15 de Junho e 16 de Setembro em todas as 115 praias marítimas.

No Centro, a primeira a abrir é a Praia da Vieira, na Marinha Grande, em Leiria, de 1 de Junho até 30 de Setembro.

O Centro tem 43 praias marítimas, com datas de abertura entre 1 de Junho e 01 de Julho e encerramento entre 2 e 30 de Setembro.

Na região Tejo e Oeste são 104 as praias marítimas, as primeiras das quais já abriram a 1 de Maio e localizam-se no concelho de Cascais. São também as últimas a fechar, a 30 de Setembro.

A generalidade das praias desta zona abre em meados de Junho e fecha em meados de Setembro. A praia do Salgado, na Nazaré, só abre a 1 de Julho.

Nesta zona, têm uso limitado as praias da Bafureira, em Cascais, Peralta e Valmitão, na Lourinhã, Coxos, em Mafra, Praia d'El Rei e Rei do Cortiço, em Óbidos, S. Bernardino, em Peniche, Adraga, Magoito e S. Julião, em Sintra, e Formosa, em Torres Vedras.

As praias do Ouro e Califórnia, em Sesimbra, são as primeiras das 34 praias do Alentejo a abrir, funcionando entre 30 de maio e 16 de Setembro.

A praia de Alteirinhos, em Odemira, está qualificada como tendo uso limitado.

No Algarve, há 113 praias marítimas e as primeiras a abrir são as do concelho de Albufeira, que funcionam entre 15 de maio e 15 de Outubro.

Nos Açores, são 70 praias marítimas, algumas das quais a funcionar a partir de 1 de Junho e até 30 de Setembro.

A excepção é o ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel, que encerra a 14 de Outubro.

A generalidade das 54 praias marítimas que tem a Madeira funciona entre o princípio de Junho e o final de Setembro, mas têm uso limitado as praias de Ribeira do Natal (Machico), Madalena do Mar (Ponta do Sol), Porto Santo - Calheta (Porto Santo) e Ponta Delgada (S. Vicente).

Quanto às praias interiores, a portaria indica um total de 128 disponíveis de norte a sul do país, 37 das quais no Norte, 42 no Centro, 44 no Tejo e Oeste, quatro no Alentejo e uma no Algarve.

As praias fluviais abrem entre 15 de Junho e 1 de Julho e encerram entre 30 de Agosto e 23 de Setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela