Mais de 400 operacionais e 15 meios aéreos combatem chamas em Castelo Branco
Fogo lavra perto de aldeias. Está a ser combatido por grande dispositivo.
Três incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município de Vila de Rei, e os outros dois na Sertã estão em curso, mobilizando mais de 400 operacionais e 15 meios aéreos.
De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) às 18h16, o incêndio que eclodiu às 14:47 na localidade de Rolã, freguesia de Cernanche do Bonjardim, Nesperal e Palhais, no concelho da Sertã, está a ser combatido por 208 operacionais, apoiados por 54 viaturas e oito meios aéreos.
Três minutos mais tarde, às 14:50, em Fundada, Vila de Rei, eclodiu outro incêndio, igualmente em povoamento florestal, que congrega no combate às chamas 216 operacionais, 62 viaturas e 4 meios aéreos.
Em Ermida e Figueiredo, um incêndio que começou às 16:16 em Cruz do Fundão é combatido por 36 operacionais e onze meios terrestres.
As chamas estão a lavrar junto a casas e já foram evacuadas aldeias na Sertã: Cardiga e Granja. A praia fluvial de Bostelim, em Vila de Rei, também foi evacuada.
O vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, explicou à agência Lusa que o facto de várias autocaravanas utilizarem aquele local, poderia criar uma situação de pânico numa eventual necessidade de operações mais intensivas naquele local.
Além disso, disse o autarca, o fumo também contribuiu para a evacuação daquele espaço de lazer.
A estrada nacional 2 (EN2), entre Vila de Rei e Sertã, nas proximidades da Cumeada, está cortada ao trânsito devido ao incêndio.
"Não se passa mesmo. Até há meios operacionais que não conseguem passar", disse.
O vice-presidente disse também que três aldeias estão próximas das chamas e em "perigo", nomeadamente Monte Novo, Fouto e Relva do Boi.
Edições do Dia
Boas leituras!