Secções
Entrar

Mais de 40 queixas de agressões a motoristas da Uber desde 2015

09 de outubro de 2016 às 10:16

Mais de 30 queixas foram apresentadas em Lisboa. As restantes ocorreram no Porto, segundo os dados da PSP

Pelo menos 43 queixas de agressões a condutores que trabalham na plataforma electrónica de transporte de passageiros Uber foram registadas pela PSP desde 2015, segundo dados desta força de segurança enviados à Lusa.

 

Em 2015, a Polícia de Segurança Pública - que não especifica contra quem foram apresentadas as queixas - contabilizou, em Lisboa, 22 casos de agressões ou ameaças a motoristas da Uber e no primeiro trimestre deste ano registou nove denúncias. No Porto, a PSP contabilizou 12 queixas no primeiro trimestre deste ano. Não foram disponibilizado mais dados sobre as queixas.

 

A Uber foi a primeira plataforma online a instalar-se em Portugal para permitir pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros, com uma aplicação para smartphones que liga quem se quer deslocar a operadores de transporte. Mais recentemente, a Cabify começou também a operar no País.

 

A actividade destas plataformas tem sido polémica, com o sector do táxi a contestar o facto de não terem de cumprir as mesmas obrigações que os taxistas - a nível, por exemplo, de formação e de segurança.

 

Para regular a actividade, o Governo anunciou em Setembro uma proposta de diploma que passa a exigir aos motoristas destas plataformas formação inicial no mínimo de 30 horas (os taxistas têm hoje 150 horas de formação) e um título de condução específico.

 

Os carros não podem ter mais de sete anos, passam a ter de estar identificados com um dístico, terão de ter um seguro semelhante ao dos táxis e serão obrigados a emitir uma factura electrónica.

 

Além disso, não podem circular na faixa bus, não podem estacionar nas praças de táxi e só podem apanhar clientes que os tenham chamado através da aplicação.

 

Os taxistas desvalorizaram o anúncio do decreto-lei, sublinhando que as propostas já constam das recomendações de um grupo de trabalho e referindo que está a ser feito "um fato à medida" das plataformas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela