Secções
Entrar

Leitão Amaro vai esta quarta-feira à AR com distribuição da imprensa no interior do país na agenda

Lusa 28 de janeiro de 2026 às 07:27

Ministro vai ser ouvido na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

O ministro da Presidência é esta quarta-feira ouvido na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, onde serão abordados, entre outros, a distribuição da imprensa no interior do país e o novo modelo de gestão da Lusa.
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
De acordo com a ordem de trabalhos, na primeira parte o ministro António Leitão Amaro será ouvido em sede de audição regimental. A segunda parte diz respeito a requerimentos dos grupos parlamentares do Chega, PS e do Livre sobre a continuidade da distribuição de imprensa no interior do país e o novo modelo de gestão da Lusa. Em 20 de janeiro, a administração da VASP foi ouvida na mesma comissão parlamentar, tendo o presidente, Marco Galinha, afirmado que a distribuidora de jornais e revistas está na iminência de cortar rotas, referindo que não é viável distribuir jornais no interior do país. No mesmo dia e na mesma comissão parlamentar, o vice-presidente da Associação Portuguesa de Imprensa Paulo Ribeiro disse acreditar numa solução para a distribuição de imprensa que possa ser viabilizada com o envolvimento da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP). No dia seguinte, a ANMP reiterou que pretendia que fosse assegurada a distribuição de imprensa em todo o território nacional, garantindo a igualdade de acesso à informação a todas as pessoas. Entretanto, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai reunir-se com a VASP, entidade que distribui jornais e revistas, no início de fevereiro, confirmou à Lusa fonte oficial, sem avançar data. O Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS), lançado em outubro de 2024 pelo então ministro da tutela Pedro Duarte, apresentava duas medidas: apoio à distribuição de publicações periódicas para zonas de baixa densidade populacional e garantia da distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país, sendo que estava previsto a realização de concurso público.
Em relação à agência Lusa, em 12 de janeiro, o gabinete do ministro da Presidência anunciou a recondução de Joaquim Carreira na presidência, cargo que ocupa desde 2021, para um mandato de quatro anos, e a entrada de dois novos membros executivos, Luís Ferreira Lopes e Ana Alves. A Lusa passa a ter um Conselho Consultivo, de acordo com o novo modelo de governação, cuja composição assegura a representatividade da generalidade dos 'stakeholders' (intervenientes) da atividade da agência noticiosa, segundo a tutela. Na sua intervenção, na apresentação do anuário da Lusa, em Lisboa, na semana passada, António Leitão Amargo garantiu que o aumento de capital da Lusa realizado em dezembro não se destina a um "plano de cortes", mas ao financiamento do programa de modernização da agência de notícias. "O aumento de capital já realizado é para financiar o plano de modernização, que não é um plano de cortes. A Lusa não tem nenhum problema de sustentabilidade financeira", afirmou, na altura, o governante. Em dezembro, foi aprovado um aumento de capital no montante de cinco milhões de euros. O ministro disse ainda que pretende, antes da celebração do 40.º aniversário da Lusa, em dezembro, renegociar o contrato de serviço público, com um aumento da dotação anual. Contactada pela Lusa, a "ERC -- Entidade Reguladora para a Comunicação entende que à luz do artigo 2.º, n.º 3, do EMFA [European Media Freedom Act ou Regulamento Europeu para Liberdade dos Media], a agência noticiosa Lusa qualifica-se como prestador de serviço público de comunicação social, sendo-lhe, por conseguinte, aplicável o regime previsto no artigo 5.º do mesmo diploma, com as necessárias adaptações decorrentes da sua natureza enquanto agência de notícias e do respetivo enquadramento jurídico nacional".
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima