A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Presidente da Junta de São Domingos de Rana adjudica contrato a escritório de advogados da secretária do executivo
Presidente de freguesia do concelho de Cascais, que lidera executivo PSD/CDS, fez ajuste direto de 24 mil euros com sociedade de advogados da sua vogal secretária.
O presidente de Junta de São Domingos de Rana, o social-democrata Fernando Ferreira Marques, contratou por ajuste direto a sociedade de advogados Marques Batista & Associados. Pormenor: a sócia fundadora é a centrista Joana Marques Batista, membro do executivo de freguesia com pelouro dos assuntos jurídicos, vogal secretária do presidente de Junta.
Polémica na Junta de São Domingos de Rana com ajustes diretos a sociedade de membro do executivo
DR
Freguesia de São Domingos de Rana contrata serviços jurídicos para apoio a vizinhos
Potencial violação de impedimentos
Em causa poderá estar uma violação dos impedimentos aplicáveis a titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, definidos pela Lei n.º 52/2019, que estabelece o regime do exercício de funções. "Os titulares de cargos políticos ou de altos cargos públicos de âmbito nacional, por si ou nas sociedades em que exerçam funções de gestão, e as sociedades por si detidas em percentagem superior a 10% do respetivo capital social, ou cuja percentagem de capital detida seja superior a 50 mil euros, não podem participar em procedimentos de contratação pública", lê-se. E o regime sancionatório prevê perda de mandato. No caso dos titulares dos órgãos executivos das autarquias locais, bem como dos seus cônjuges, unidos de facto e respetivas sociedades, o regime estende-se ainda aos procedimentos de contratação que envolvam as freguesias pertencentes ao território do respetivo município, o próprio município em que se insere a freguesia, as entidades supramunicipais das quais o município faça parte e, ainda, as entidades que integrem o setor empresarial local correspondente. Até ao fecho da edição, a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana não respondeu às questões colocadas pela SÁBADO. No concelho de Cascais, Fernando Ferreira Marques é recandidato à liderança da junta pela coligação Viva Cascais (PSD/CDS). A vogal Joana Batista também segue na lista de efetivos à Junta, uma candidatura de "continuidade". "Sou candidata com imenso orgulho e dedicação! Rumo à continuidade, à diferença, à evolução tudo em prol dos nosso vizinhos", anunciou no fim de setembro.Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Sociedade
Crime lei e justiça
Política
Paraquedismo
São Domingos de Rana
Francisco Ferreira
CDS - Partido Popular
Partido Social Democrata
Artigos recomendados
As mais lidas
Câmara pagou dezenas de "reuniões de trabalho" de Luísa Salgueiro em marisqueiras
07 de outubro de 2025 às 07:00Marco Alves
Ativistas da flotilha vão ter de pagar viagem de regresso a Portugal
07 de outubro de 2025 às 18:52SÁBADO
Dinheiro em casa e subida da prestação da casa: são sinal de que é altura de apertar o cinto?
06 de outubro de 2025 às 07:00Diogo Barreto
Susete Estrela: "Não guarde arroz no frigorífico mais do que um dia"
05 de outubro de 2025 às 10:00Lucília Galha
Boys do PSD entraram na EMEL (e em força)
30 de setembro de 2025 às 07:00Marco Alves