Secções
Entrar

Juízes marcam dois dias de greve para Outubro

08 de setembro de 2017 às 18:42

Magistrados pretendem protestar a 3 e 4, devido à "irredutibilidade" do Governo


Os juízes vão estar de greve durante dois dias: 3 e 4 de Outubro, informa em comunicado a Associação Sindical dos Juízes Portugueses. O protesto ocorre logo a seguir às eleições autárquicas, a 1 de Outubro. 

1 de 4
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

No documento, a Associação diz avançar para a greve "porque o Governo se mantém irredutível e não discute com os juízes o Estatuto na sua integralidade; porque o Estatuto continua a negar aos juízes a progressão profissional adequada à dignidade da sua profissão; porque os sucessivos governos continuam a protelar a necessária revalorização do estatuto sócio-económico dos juízes, aspecto fundamental para a garantia da sua independência; porque não obstante toda a abertura e sentido de responsabilidade demonstrados, o Governo continua a desconsiderar os juízes com o seu ruidoso silêncio". 

Os contornos do protesto serão divulgados no pré-aviso de greve. "Não obstante, os juízes continuam empenhados em garantir o reconhecimento da justeza das suas pretensões, o que farão junto da Assembleia da República, para o que de imediato solicitarão audiências a todos os grupos parlamentares", indica o comunicado.

No final de Julho, os juízes já tinham considerado que o processo negocial com o Governo tinha terminado, devido à falta de "margem política" da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Manuela Paupério disse à Lusa que a última reunião com a ministra da Justiça sobre os estatutos ocorreu em finais de Junho e que, desde então, as negociações não foram retomadas. Explicou ainda que a direcção da ASJP estava mandatada pelos associados para decretar greve caso as pretensões dos juízes não fossem acolhidos pelo Governo.

Na altura, a ASJP entregou ao Ministério da Justiça uma contraproposta sobre a revisão dos Estatutos, em que apresenta soluções de revalorização da carreira e medidas concretas quanto ao regime disciplinar dos magistrados judiciais.

A contraproposta da ASJP contemplava também outras matérias relativas à carreira, aposentação, gestão dos tribunais e inspecções especializadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela