Secções
Entrar
Ao minuto

Defesa de Sócrates tenta suspender julgamento, mas juíza não permite

Diogo Barreto 03 de julho de 2025 às 08:57

O processo chega a julgamento 11 anos depois da detenção do ex-primeiro-ministro. Sócrates pretende prestar declarações no início do julgamento.

Momentos Chave

José Sócrates e os restantes 20 arguidos da Operação Marquês começam esta quinta-feira a ser julgados no Campus de Justiça, mais de uma década depois de se ter conhecido o processo que acusa um ex-primeiro-ministro de corrupção.

A primeira sessão do julgamento está marcada para as 9h30, no Tribunal Central Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça, onde o coletivo de juízes presidido por Susana Seca vai julgar o ex-primeiro-ministro José Sócrates e mais 20 arguidos, entre pessoas singulares e empresas, por 117 crimes.

ANTONIO PEDRO SANTOS/LUSA
Artigos Relacionados
Ao MinutoAtualizado 03 jul 2025
03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 17:56

As declarações de José Sócrates à saída do tribunal

"A juíza manifesta uma grande parcialidade", afirmou José Sócrates à saída do tribunal.

"Tudo já foi provado que é falso e vou repetir tudo isso de novo", acrescentou.

"As juízas estão aqui a manter um embuste", disse ainda, afirmando que o objectivo "de todo este espectáculo é humilhar".

Explicou ainda que chamou António Costa para que este diga que foi ele que lhe apresentou Manuel Pinho. "Convoco António Costa para que esta verdade seja clara", sublinhou, criticando o atual presidente do Conselho Europeu por nunca ter vindo a público admitir isso.

"Vou prestar declarações, mas ela já sabe o que vai ouvir", diz Sócrates, não garantindo se irá conseguir fazer todas as alegações numa única sessão.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 17:41

Primeira audiência do julgamento terminou

Terminou a primeira sessão do julgamento da Operação Marquês com a identificação de todos os arguidos.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 17:06

Sócrates já se identificou

Chamado a identificar-se, José Sócrates lançou uma farpa à juíza por o ter advertido. "Volta a chamar-me para uma advertência", questionou.

Procedeu depois à sua identificação, com nome, data e local de nascimento, morada atual e profissão.

Procedeu-se depois à identificação dos restantes arguidos.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 15:49

"Salgado não tem capacidade para ser julgado"

O advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho, admitiu a dificuldade da tarefa que o tribunal tem perante si, mas lembrou também a condição "difícil" do seu cliente. "A defesa está amarrada pela ausência física e cognitiva" do antigo bnaqueiro, referiu o advogado. 

"Lamento que não exista uma única mente jurídica que entenda a situação. Só os mortos não são julgados nos tribunais portugueses", acrescenta. "Onde está a dignidade humana quando um arguido que sofre de Alzheimer é julgado como se nada fosse? Não se pode defender, não pode dar ordens aos advogados, não pode confessar se assim o entender. Salgado não tem capacidade para ser julgado", termina.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 15:08

Defesa de Sócrates quer que julgamento seja transmitido na televisão

O advogado de José Sócrates diz que a defesa do ex-primeiro-ministro "é favorável" a que o tribunal responda afirmativamente a um pedido da CMTV e do Now Canal [da mesma empresa que detém a SÁBADO] para que o julgamento seja transmitido por esse canal. 

O pedido já CMTV e da Now já tinha sido recusado anteriormente pela juíza Susana Seca, mas Delille defende que essa é a única forma de o processo ser realmente público, já que os jornalistas "não representam as pessoas, representam os seus públicos, no máximo".

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 14:33

José Sócrates e Carlos Santos Silva à conversa antes do reínicio do julgamento

Ainda antes do início da sessão, as oficiais de justiça aproximaram-se dos arguidos para explicar que devem sinalizar caso pretendam abandonar a sala de audiências. José Sócrates disse que não sabia ser necessário avisar para se ausentar e pediu desculpas às funcionárias do tribunal.

Antes do início da sessão, José Sócrates e Carlos Santos Silva estiveram a conversar um com o outro cerca de 20 minutos.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 12:51

Sócrates saiu para a pausa do almoço com oito polícias a escoltá-lo

Julgamento está interrompido para almoço e remota à tarde.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 12:30

Advogado de Sócrates: "Vou arguir a nulidade desta interrupção"

Pedro Delille começou a fazer a leitura de um requerimento avisando a juíza de que iria "ser longo". A juíza pergunta-lhe se é o último requerimento que apresenta hoje, ao que Pedro Delille responde que sim.

Já depois do requerimento começar a ser lido, a juíza interrompeu o advogado de Sócrates para informar que teria de apresentar o requerimento por escrito. "Estou a ser impedido de defender o arguido. Vou já arguir a nulidade desta interrupção", ameaçou Delille. 

A juíza deu depois instruções para que a sessão seguisse para intervalo para hora de almoço, remetendo para a sessão da tarde as alegações iniciais.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 12:01

Susana Seca não vai suspender julgamento

A juíza Susana Seco entendeu que o requerimento apresentado pela defesa de Sócrates não impede o prosseguimento da audiência e decidiu não suspender o julgamento. NUma troca de palavras dura, a juíza advertiu que quem dirige o julgamento é a juiz presidente do coletivo. 

"O senhor doutor não determina quando o tribunal fala e respeita o tribunal coletivo e o juiz. O senhor doutor e qualquer arguido", sublinhou a juíza antes de dar a palavra a Delille, num momento de grande tensão. Enquanto decorria esta troca de palavras, Sócrates anuia e sorria.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 11:50

Sócrates para juíza: "Nâo me dá a palavra?" Juíza negou pedido

O antigo primeiro-ministro e a juíza entraram num bate-boca.

Sócrates pediu para se dirigir à juíza, não tendo Susana Seca dado a palavra ao ex-primeiro-ministro.

"Não me deixa falar? Não me dá a palavra", questionou Sócrates.

"Agora não, o tribunal está a analisar o requerimento. Vou-lhe pedir que se sente e fique em silêncio como os restantes arguidos", respondeu a juíza.

"Então não me deixa falar e ainda me adverte por pedir a palavra", questionou indignado José Sócrates, antes de se sentar.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 11:35

Pedro Delille explica o requerimento contra juíza e PGR

O advogado Pedro Delille explicou o requerimento contra a juíza presidente do coletivo, Susana Seca, e contra o procurador-geral da República, Amadeu Guerra, e diz que o julgamento deve ser suspenso de imediato.

"A equipa [de magistrados do Ministério Público] é composta por subordinados hierárquicos do PGR. O requerimento está nos autos e implica a suspensão do julgamento. O requerimento determina que não seja praticado qualquer ato neste processo até os dois pedidos estarem decididos", afirmou o advogado de José Sócrates.

No final da intervenção do seu advogado, o ex-primeiro-minsitro abandonou a sala por momentos.

O tribunal pediu dez minutos para apreciar o requerimento.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 11:05

Defesa de de Salgado: "Pretendíamos que o nosso cliente prestasse declarações"

"Esta defesa pretenderia que o seu cliente prestasse declarações, mas devido à sua situação cognitiva e doença, o mesmo não pode. Quero que fique claro", afirmou Francisco Proença de Carvalho, advogado do banqueiro Ricardo Salgado, esclarecendo o porquê de o arguido não estar presente.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 10:58

Armando Vara não vai falar nesta fase do julgamento

O advogado de Armando Vara afirmou que o seu cliente não pretende prestar declarações na fase inicial do julgamento. "Não pretende prestar declarações já. Daqui a três anos, quatro, cinco, talvez", referiu o defensor ao que a juíza Susana Seca respondeu, com um tom humorístico: "Que otimista, doutor".

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 10:52

Sócrates quer prestar declarações no início do julgamento

Sócrates pretende prestar declarações no início do julgamento, informou o adovgado do ex-primeiro-ministro, Pedro Delille.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 10:30

Sócrates está sentado ao lado de Carlos Santos Silva na sala de audiências

Depois de um atraso de quase uma hora - em parte devido a um "problema informático -, o coletivo de juízas entrou na sala de audiências número 1 do piso 6 do edifício A do Campus de Justiça às 10h28 para dar início ao julgamento da Operação Marquês, oito anos depois do Ministério Público ter deduzido a primeira acusação.

Na sala estão 13 arguidos, incluindo o ex-primeiro-ministro José Sócrates, sentado ao lado de Carlos Santos Silva.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 09:18

"Estas acusações não têm fundamento", afirma Sócrates à chegada ao tribunal

José Sócrates, à chegada do Campus de Justiça, afirmou ser vítima de uma cabala montada por jornalistas e pelo Ministério Público.

"Estas acusações não têm fundamento e os jornalistas estão a defender o sr. PGR que violou o princípio da presunção de inocência ao dizer que eu teria oportunidade de provar a minha inocência em tribunal", afirmou o principal arguido da Operação Marquês, informando ainda ter apresentado um requerimento para que o PGR seja afastado.

E voltou a atacar o "lapso de escrita" e sublinhando que o juiz de instrução considerou que nada na acusação estava indiciada"

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 08:59

José Sócrates já chegou ao tribunal

O principal arguido deste processo chegou ao Campus de Justiça, em Lisboa, pouco antes das 9h.

03 jul 2025 03 de julho de 2025 às 08:57
Lusa

Os números do processo

Estão em causa 117 crimes, incluindo corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, pelos quais serão julgados os 21 arguidos neste processo. Para já, estão marcadas 53 sessões que se estendem até ao final deste ano, devendo no futuro ser feita a marcação das seguintes e, durante este julgamento serão ouvidas 225 testemunhas chamadas pelo Ministério Público e cerca de 20 chamadas pela defesa de cada um dos 21 arguidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela