Já começou a limpeza do Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi vandalizado com um graffiti numa das laterais do monumento, com uma extensão de cerca de 20 metros.
Já começou a limpeza do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, depois do monumento ter sido vandalizado este domingo.
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi este domingo vandalizado com um 'graffiti' numa das laterais do monumento, com uma extensão de cerca de 20 metros e escrito em inglês.
Na mensagem lê-se, em inglês, "Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]", o que pode ser traduzido como "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate".
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, escreveu no Twitter, onde partilhou uma fotografia dos trabalhos de limpeza: "A melhor resposta que se pode dar a quem vandaliza o património é a limpeza imediata".
Segundo a PSP, não foram identificados suspeitos.
Devido aos danos causados ao monumento, Ribeiro e Castro, o antigo líder do CDS-PP e agora presidente da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, considerou que é necessário "um plano de videovigilância do património histórico e monumental português". "É inaceitável que, num clima de descuido geral, os delinquentes escapem a coberto da noite e da falta de vigilância", lamentou.
"Os responsáveis por estes actos altamente condenáveis têm que ser conhecidos e identificados. Têm de ser levados a tribunal para responderem pelo crime cometido e suportarem pessoalmente, por responsabilidade civil, os custos de reabilitação do monumento danificado", frisa, através de uma publicação na página oficial da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Edições do Dia
Boas leituras!