Secções
Entrar

Incêndios: Cabe ao Governo ajudar a resolver problemas imediatos das populações

Lusa 17 de setembro de 2024 às 11:22

"Há problemas de natureza imediata, garantir que ninguém fica sem comer, sem cama para dormir, sem roupa, sem um tostão no bolso e, depois, problemas (...) para recuperar infraestruturas", afirmou o ministro Castro Almeida.

O ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, assegurou esta terça-feira que cabe ao Governo ajudar os municípios a resolver os problemas imediatos das populações que foram afetadas pelos incêndios e, posteriormente, os relacionados com infraestruturas.

Pedro Catarino/Medialivre

"O nosso grupo não tem a missão de combater incêndios, essa é tarefa da proteção civil. Estamos a ajudar a resolver os problemas das pessoas que já foram vítimas de incêndio. Há problemas de natureza imediata, garantir que ninguém fica sem comer, sem cama para dormir, sem roupa, sem um tostão no bolso e, depois, problemas (...) para recuperar infraestruturas", afirmou Castro Almeida.

À chegada a Aveiro, onde o Governo se reúne hoje com os autarcas dos concelhos mais afetados pelos incêndios que deflagram na região centro, o ministro afirmou que a "primeira obrigação" do Governo é "ouvir o que os autarcas têm para dizer".

"Eles conhecem melhor do que ninguém a realidade e há problemas que os autarcas vão conseguir resolver sozinhos e outros em que vão precisar da ajuda do Estado", acrescentou.

A prioridade é também "fazer com que as pessoas lesadas sintam que alguém está a olhar por elas".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela