Secções
Entrar

Hugo Soares acusa direção da bancada do PSD de "falha grave" na despedida de Montenegro

05 de abril de 2018 às 21:48

Antigo líder parlamentar social-democrata abandonou o Parlamento esta quinta-feira.

O anterior líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, acusou esta quinta-feira a direcção da bancada de "falha grave" por não ter usado da palavra na ronda de intervenções de despedida a Luís Montenegro, crítica partilhada por outros deputados da bancada.

1 de 5
Despedida de Luís Montenegro
Foto: LUSA / JOSÉ SENA GOULÃO
Despedida de Luís Montenegro
Foto: LUSA / JOSÉ SENA GOULÃO
Despedida de Luís Montenegro
Foto: LUSA / JOSÉ SENA GOULÃO
Despedida de Luís Montenegro
Foto: LUSA / JOSÉ SENA GOULÃO
Hugo Soares Passo Coelho Montenegro
Foto: EPA/MARIO CRUZ

Numa troca de emails a que aLusateve acesso, o deputado e anterior vice-presidente da bancada do PSD Miguel Santos foi o primeiro a levar o assunto, mas outros como Marques Guedes e Paula Teixeira da Cruz também se associaram, embora com destinatários diferentes nas críticas.

Contactado pelaLusa, o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, escusou-se a comentar o conteúdo dos emails trocados, mas afirmou que fez em relação a Luís Montenegro "rigorosamente o mesmo" que tinha feito no momento da saída do ex-líder do PSD Pedro Passos Coelho do Parlamento.

Num email com o assunto "Plenário - despedida do Luís Montenegro", enviado a todos os deputados do PSD perto das 19h00, Miguel Santos diz ver "com lamento e tristeza" que, no momento da saída de Montenegro, "o elogio tenha surgido somente da parte do líder parlamentar do CDS".

O deputado recorda "o costume" em que todos os grupos parlamentares proferiam habitualmente algumas palavras, apontando o exemplo da saída do deputado do PCP Honório Novo em que todas as bancadas, incluindo o PSD, fizeram intervenções.

Na mesma linha, outro ex-líder parlamentar do PSD Luís Marques Guedes enviou também um email, no qual lamentou que também tenha sido assim na despedida de Pedro Passos Coelho do Parlamento.

"No Parlamento, o respeito pelos adversários não é mais uma cortesia, é antes uma regra básica de elevação democrática, por estes tempos tão em desuso. É mais um exemplo de uma boa praxe parlamentar que esta esdrúxula legislatura atira para o lixo. Lamentável", critica.

Por volta das 20h00, Hugo Soares lamentou também o comportamento das restantes bancadas, à excepção da do CDS, recordando que Montenegro foi deputado 16 anos e líder parlamentar do PSD por sete.

"Mas não posso deixar de dizer que a causa da minha indignação interior não se prende com o comportamento dos nossos adversários; antes considero uma falha grave do grupo parlamentar do PSD não ter usado da palavra naquela circunstância e momento como se impunha. Hoje, e pela primeira vez, eu [e seguramente muitos colegas] não me senti representado com tamanha distracção", afirma.

Também a ex-ministra Paula Teixeira da Cruz respondeu em tom crítico, lamentando o que chamou de "falta de reconhecimento" e "falta de respeito por quem soube unir uma bancada parlamentar".

Paula Teixeira da Cruz disse ainda lamentar que o reconhecimento "tenha vindo de outros", mais do que de quem deveria representar os deputados do PSD. "A grandeza mede-se nos momentos difíceis. Não a vi", refere.

Antes da abertura da sessão desta quinta-feira, dedicada ao debate quinzenal com o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, destacou a cordialidade de Luís Montenegro e desejou-lhe os maiores sucessos a "nível pessoal, profissional e político".

Em seguida, apenas usaram da palavra o Luís Montenegro e o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães.

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, viria a referir-se brevemente à saída de Montenegro já durante o seu tempo de intervenção no debate quinzenal para lhe endereçar "um grande abraço de amizade" e desejar-lhe "as maiores felicidades pessoais e profissionais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela