Fim das portagens das ex-SCUT deverá ser aprovado com votos do PS e Chega
O projeto-lei será assim aprovado na generalidade. "O Chega defendeu em campanha eleitoral, de forma clara e explícita, o fim de todas as portagens", afirmou André Ventura.
A proposta para o fim do pagamento de portagens nas ex-SCUT proposta pelo Partido Socialista será aprovada na generalidade. O Chega irá votar a favor da mesma, revelou André Ventura, líder do partido. Em cima da mesa estão três projetos de lei, um do PS e outros dois do Bloco de Esquerda e do PCP.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo líder do Chega, que indicou não ter chegado a acordo com o Governo para calendarizar uma redução gradual dessas portagens. "O Chega defendeu em campanha eleitoral, de forma clara e explícita, o fim de todas as portagens. Eu disse aliás que era uma das propostas mais arrojadas. Foi o compromisso que fizemos: de trabalhar gradualmente para o fim de todas as portagens", afirmou.
A proposta do PS pretende terminar com as portagens na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 - Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque. A proposta tem um custo estimado de 157 milhões de euros. Os projetos de lei do Bloco e do PCP vão na mesma linha com algumas alterações. Os bloquistas pretendem eliminar as portagens para as autoestradas de acesso às regiões do interior (A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41, A42) e os comunistas querem abolir este pagamento na A4, A13, A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 e A42.
Desta forma, votando favoravelmente à proposta do PS, o Chega fará com que este projeto lei seja aprovado já esta quinta-feira.
Edições do Dia
Boas leituras!