Secções
Entrar

Europeias: Rio assume "ambição" de vencer eleições, mesmo que seja preciso subir "13, 14 ou 15%"

09 de maio de 2019 às 21:42

Na sua intervenção, Rio recorreu a um argumento já utilizado pelo cabeça de lista do PSD, Paulo Rangel, classificando a lista do PS às europeias como "uma prateleira dourada" de antigos governantes de José Sócrates e outros de António Costa.

O presidente do PSD, Rui Rio, assumiu esta quinta-feira que o partido vai para aseleições europeias"com ambição" de ganhar, mesmo que tal implique subir "13,14 ou 15%" em relação a 2014.

No encerramento da convenção temática do Conselho Estratégico Nacional do PSD dedicada aos Assuntos Europeus, Rui Rio situou a votação dos sociais-democratas em 2014 - que em coligação com o CDS-PP foi de 27,7% - na casa dos 19 ou 20%".

"Nós não vamos para eleições para subirmos muito, nós vamos para eleições para ganhar. Para ganhar temos que subir 13, 14 ou 15%. E eu estou convencido que da forma como a campanha está a correr - teve este interlúdio, mas vai continuar depois dos próximos atos - e estou convencido que vamos para as eleições com a ambição de ganhar", apontou.

O "interlúdio" a que Rio se referia foi a crise política dos últimos dias, depois de o primeiro-ministro ter ameaçado demitir-se, caso o parlamento aprovasse na sexta-feira, em votação final global, a recuperação integral do tempo de serviços dos professores.

Rui Rioprocurou enumerar as razões para os eleitores votarem no PSD em 26 de maio, pela positiva e pela negativa, apontando neste último caso a degradação dos serviços públicos ou do Serviço Nacional de Saúde.

"E não se esqueçam também que há quem utilize o poder para depois distribuir os amigos e a família socialista por tudo quanto é cargo público", apelou.

O cabeça de lista do PSD às europeias, Paulo Rangel, quis também diferenciar as propostas sociais-democratas -- que classificou como realistas - das contidas no manifesto do PS.

"O PS tem um manifesto que basicamente é um ato romântico, utópico, idealista. Isto olhando com boa fé, se olharmos de outra maneira podemos dizer que visa enganar os cidadãos", acusou.

Tal como Rui Rio, Rangel assumiu a ambição de "lutar para vencer as eleições" europeias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela