Secções
Entrar

ERC reprova Porto Canal por divulgar emails do Benfica

21 de junho de 2018 às 20:16

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu “reprovar veementemente” o Porto Canal pela divulgação de ‘e-mails’ do Benfica, após queixa das ‘águias’, com o operador a anunciar que vai “impugnar judicialmente” a decisão.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu "reprovar veementemente" o Porto Canal pela divulgação de ‘e-mails’ do Benfica, após queixa das ‘águias’, com o operador a anunciar que vai "impugnar judicialmente" a decisão.

A decisão da ERC, a que a Lusa teve acesso, reprova "veementemente o operador televisivo identificado pela sua conduta, da qual esteve ausente qualquer propósito sério de informar", considerando que a divulgação de ‘e-mails’ do Benfica no programa Universo Porto de Bancada é susceptível de acarretar "irreparável afetação do bom nome e reputação da queixa e de terceiros".

Na deliberação da ERC, conclui-se que o "modelo folhetinesco semanalmente levado a cabo" pelo Porto Canal, "a pretexto de um interesse público associado a uma denominada ‘verdade desportiva’" e sob "a aparência de um trabalho de investigação jornalística", na qual denunciava alegadas práticas criminosas do Benfica ou pessoas a ele ligada, "traduz-se afinal num exercício inconsequente e em cujo âmbito são ignoradas elementares exigências aplicáveis à atividade jornalística".

Por outro lado, a decisão sublinha "que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos" e informa que deu conhecimento da deliberação "à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista para os fins por esta tidos por convenientes".

Na deliberação, o órgão considera procedente a queixa dos lisboetas e recomenda ao Porto Canal "o respeito escrupuloso pelos direitos fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade".

A decisão foi assinada pelos membros do Conselho Regulador Sebastião Póvoas, Francisco Azevedo e Silva, Fátima Resende e João Pedro Figueiredo, além de Mário Mesquita, que se absteve.

Ambos os clubes reagiram à deliberação, com os ‘encarnados’ a congratular-se com a decisão que considera que "de forma inequívoca condena e sanciona duramente a conduta do Porto Canal e dá inteira razão ao Benfica".

Por outro lado, num comunicado assinado pelo director do Porto Canal, Júlio Magalhães, o canal anuncia que "vai impugnar judicialmente a decisão da ERC", explicando que este órgão recusou "que ao Porto Canal fosse concedido o direito de fazer prova, de ser ouvido, de argumentar".

O diretor-geral defende as denúncias que "deram início a uma revolução no desporto português" e abriram várias investigações judiciais, e reforça a vontade de "continuar nesta luta pela verdade desportiva no quadro do seu direito à informação", qualificando a decisão de "indigna".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela