Secções
Entrar

Enfermeiros avisam que se caminha para um "SNS para pobrezinhos"

27 de abril de 2018 às 07:39

Cerca de mil pessoas são esperadas no V Congresso dos Enfermeiros, que decorre entre esta sexta-feira e domingo, em Lisboa.

O financiamento e a forma de gerir a Saúde vão estar no centro do debate do Congresso dos Enfermeiros, que começa esta sexta-feira, com a Ordem a avisar que Portugal caminha para "um Serviço Nacional de Saúde para pobrezinhos".

1 de 3
Foto: Lusa
Foto: Cofina Media

Cerca de mil pessoas são esperadas no V Congresso dos Enfermeiros, que decorre até domingo em Lisboa, segundo estima a organização, que salienta que a inscrição dos enfermeiros é gratuita.

Em entrevista à agência Lusa, a bastonária dos Enfermeiros refere que o financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é um tema que urge debater, apesar de duvidar que seja possível actualmente um pacto para a saúde.

"Acredito que [um pacto para a saúde] é possível, mas só com determinados intervenientes. Será possível, mas têm de ser as pessoas certas. Não tenho a certeza se hoje todas as pessoas que compõem a área da saúde são as mais acertadas para compor esse pacto", afirmou Ana Rita Cavaco.

Contudo, a representante dos enfermeiros reconhece que era importante e urgente um pacto nesta área: "Daqui a pouco, o que vamos ter é uma sombra do que era o SNS. E temos de pensar se queremos um SNS para pobrezinhos, porque é para lá que estamos a caminhar".

Quanto ao financiamento e à forma de gestão do SNS, Ana Rita Cavaco considera que é sobretudo um "problema de subfinanciamento", mas não só, defendendo que é necessária outra forma de financiar o sistema.

"A forma como estamos a financiar o SNS está progressivamente a ser abandonada por outros países", indica a bastonária, defendendo um financiamento "por pacote de tratamento às pessoas" e não por actos de saúde.

Ana Rita Cavaco considera que, enquanto se financiar o número de actos, "há uma perversidade do sistema", insistindo que se deve "financiar o que é praticado a uma pessoa no seu conjunto, sejam actos médicos, de enfermagem ou outros, abarcando o resultado final da intervenção".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela