Secções
Entrar

Distrital de Setúbal do PSD transfere apoio de Pinto Luz para Luís Montenegro

12 de janeiro de 2020 às 19:58

Bruno Vitorino apoiou Miguel Pinto Luz para a presidência do partido. Após a queda do "vice" de Cascais na primeira volta, anunciou quem vai apoiar na votação do próximo sábado.

O líder da distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino, que apoiou Miguel Pinto Luz na disputa interna da liderança, afirmou este domingo que Luís Montenegro terá o seu "voto empenhado" na segunda volta.

Em declarações à Lusa, Bruno Vitorino admite que "vai ser difícil, mas é possível" uma vitória do antigo líder parlamentar do PSD no próximo sábado e manifestou-se convicto de que Setúbal - uma das duas estruturas em que Pinto Luz venceu, além de Lisboa - irá "expressar uma vontade de mudança".

"Tenho a certeza absoluta de que, de forma esmagadora, isso irá acontecer numa segunda volta e que Setúbal irá expressar essa vontade de mudança", afirmou Bruno Vitorino.

O líder da distrital de Setúbal recordou que foi muito crítico em relação ao primeiro mandato do atual presidente, Rui Rio, tendo manifestado, por várias vezes, publicamente "profundas divergências em relação à estratégia e forma de agir e até de dividir o partido".

"Neste momento, a única opção que vejo em cima da mesa que representa uma mudança e alguém que pode unir o partido é de facto o Luís Montenegro, terá o meu apoio empenhado", afirmou.

Rui Rio venceu as eleições diretas de sábado com 49,44% dos votos expressos, segundo os resultados provisórios divulgados pelo Conselho de Jurisdição Nacional, mas não conseguiu a maioria absoluta dos votos expressos, pelo que terá que disputar uma segunda volta com Luís Montenegro, que obteve 41,26% dos votos.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais Miguel Pinto Luz ficou em terceiro, com 9,3%, e já assegurou que não irá manifestar apoio público a nenhum dos outros dois candidatos.

Bruno Vitorino considerou que as diretas do próximo sábado, dia 18, serão "uma nova eleição" e salientou que, além dos nove mil militantes que se abstiveram, houve "50,5% das pessoas que quiseram mudar", somando os votos de Luís Montenegro e Pinto Luz.

"Eu apoiei o Miguel Pinto Luz, que representava inovação, renovação e mudança. Não foi sufragado pelos militantes, não ganhou as eleições, respeitamos a escolha. Do ponto de vista prático, temos de tomar uma opção: a minha vai recair sobre o candidato que possa, naturalmente, representar uma mudança", justificou.

Em Setúbal, de acordo com os dados publicados no site do PSD, Miguel Pinto Luz venceu com 299 votos (36% do total), Luís Montenegro foi segundo com 292 (35,2%) e Rui Rio terceiro com 238 (28,7%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela