Deputado do BE acusa ministro de "mentir": fala no uso de "gás lacrimogéneo" e em "mais de 20" feridos
Fabian Figueiredo esteve presente na manifestação de sábado e acompanhou alguns dos manifestantes, que ficaram feridos devido à ação policial da PSP, no Hospital de S. José. Diz que assistiu a "mais de 20" feridos e acusa, assim, o ministro Luís Neves de mentir.
O deputado do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo, garantiu este domingo, em declarações na CNN Portugal, que os elementos da PSP utilizaram gás lacrimogéneo contra os manifestantes. "A polícia montou um dispositivo fortemente armado com cães, balas de borracha e gás lacrimogéneo". Mais à frente, questionado pela jornalista se a polícia usou de facto todos esses meios, incluindo o gás lacrimogéneo, o deputado frisou: "Foi usado."
Fabian Figueiredo, que esteve presente na manifestação na noite de sábado para domingo, acusa o ministro da Administração Interna, Luís Neves, de estar a "mentir".
"As fotografias que estamos a ver foram tiradas no Hospital de S. José na minha presença. O senhor ministro está a mentir aos portugueses dizendo que só houve um caso de bastonadas. Eu no hospital de S. José, onde estive toda a madrugada, acompanhei mais de 20."
E detalhou: "O braço partido que estamos a ver é de uma jovem de 18 anos. Foi lhe partido o braço e três dedos à bastonada". E continuou: "O jovem que estamos a ver agora teve a cabeça aberta com uma incisão profunda. Temos outro jovem careca que foi fortemente agredido."
O deputado, que mostrou imagens de manifestantes feridos, fala assim numa "ação policial violentíssima".
"Era tudo gente muito nova que protestou de forma pacífica. A conclusão que se pode tirar é que o senhor ministro, que está desaparecido do Conselho de Ministros, deu ordem para uma intervenção policial ilegal e musculada".
O ministro da Administração Interna, Luís Neves, já havia comentado este domingo a ação policial da PSP, quer em Lisboa quer no Porto, e considerou-a "normal". Referiu ainda que só assistiu a "um único caso" de bastonadas durante estas manifestações.