Dados dos Censos "nunca foram enviados para os EUA", garante INE
O presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Lima, assegura que a Cloudflare, a empresa norte-americana contratada para os Censos 2021, não teve acesso à informação dos inquéritos e que serviços foram suspensos para "evitar dúvidas".
O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Francisco Lima, garante que os dados dos Censos 2021 "nunca foram enviados para os Estados Unidos" e que a Cloudflare, a empresa contratada para garantir a segurança do processo, não teve acesso à informação dos inquéritos, esclarecendo ao Público que os serviços foram suspensos para "evitar dúvidas".
As declarações do responsável do INE surgem após a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) ter exigido ao INE, na terça-feira, a suspensão de qualquer transferência de dados pessoais recolhidos pelos Censos 2021 para os Estados Unidos, por via da Cloudflare. O INE decidiu depois suspender "totalmente" a subscrição dos serviços da Cloudflare.
Ao jornal Público, Francisco Lima assegura que "os dados nunca foram enviados para os EUA e estão todos nos servidores do INE, em Portugal". Quanto à suspensão dos serviços da tecnológica norte-americana, explica que foi "a forma mais rápida" de dar resposta às preocupações jurídicas da CNPD e "evitar dúvidas". "Não queríamos que ficasse qualquer ideia, junto da população, de que havia dados nos EUA", explica.
Edições do Dia
Boas leituras!