Secções
Entrar

Cristas despede-se do parlamento com apelo à "construção de uma alternativa"

10 de janeiro de 2020 às 16:21

Para Cristas, "é dever do CDS dizer a verdade às pessoas", "é dever do CDS não baixar os braços" e "fazer renovadamente o trabalho de construção de uma alternativa".

A líder demissionária doCDS, Assunção Cristas, fez esta sexta-feira o seu discurso de despedida do parlamento no encerramento doOrçamento do Estado de 2020, em que defendeu que o partido deve continuar a "construir" uma alternativa à direita. "Porque em democracia há sempre alternativa, se não é para hoje, é para amanhã", disse Assunção Cristas, na sua última intervenção no plenário da Assembleia da República antes de deixar o cargo, dentro de 15 dias no congresso, em Aveiro, que vai eleger o seu sucessor.

Para Cristas, "é dever do CDS dizer a verdade às pessoas", "é dever do CDS não baixar os braços" e "fazer renovadamente o trabalho de construção de uma alternativa". Dez anos depois de ter entrado na Assembleia da República como deputada dos centristas, recordou que a sua intervenção foi "precisamente na área do Orçamento e das Finanças".

"O que ouvi então, infelizmente, é bastante semelhante ao que ouvi ontem. O que aconteceu a seguir é conhecido", afirmou a líder centrista demissionária, quando o Governo era já liderado pelo PS e por António Costa, depois de criticar a proposta do Orçamento para este ano. Para o futuro, Cristas, que vai manter-se como vereadora do CDS na câmara de Lisboa, prometeu continuar "a acreditar na força criadora das pessoas".

"Continuo a acreditar que temos um país maravilhoso com pessoas extraordinárias, que com o enquadramento certo, com a ajuda certa - que muitas vezes é simplesmente a não desajuda por parte do Estado - podemos construir um país" liderante em vários domínios e verdadeiramente sustentável em todas as suas dimensões", disse. Após as eleições de 06 de outubro, em que o CDS perdeu 13 deputados, ficando com apenas cinco, e 4,2% dos votos, Assunção Cristas anunciou que deixaria a liderança do partido no congresso, entretanto marcado para 25 e 26 de janeiro, em Aveiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela