Secções
Entrar

Covid-19: rastreio a bombeiros deteta dois casos positivos em Montalegre

06 de outubro de 2020 às 17:57

Corporação dos bombeiros de Salto disse que testou 33 operacionais e dois deram positivo ao novo coronavírus.

A corporação dos bombeiros de Salto, concelho de Montalegre, disse hoje que testou 33 operacionais e dois deram positivo à covid-19, justificando a iniciativa com o surto detetado num lar de idosos, onde se registam 36 infetados.

O comandante dos bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, disse hoje em comunicado que, "em virtude das circunstâncias" verificada naquela localidade, a corporação decidiu testar os operacionais que estiveram de serviço nos últimos 15 dias.

"Num total de 33 testes realizados, dois elementos testaram positivo para o novo coronavírus. Estes elementos, com relação familiar a colaboradoras do lar de Salto, estão em isolamento, encontram-se assintomáticos e a nossa primeira palavra é de total solidariedade para com eles, as suas famílias, com votos de que tenham uma recuperação rápida", salientou.

Segundo o comandante, "até agora, continuam em isolamento profilático, apesar do teste negativo e de todos estarem assintomáticos, cinco elementos do corpo de bombeiros".

Os primeiros quatro casos de funcionárias do Lar de Nossa Senhora do Pranto positivas à covid-19 foram conhecidos na quinta-feira e, na sexta-feira, foi realizado um rastreio a utentes da instituição, trabalhadores e familiares diretos.

Entre idosos e funcionários há 36 casos positivos na instituição, mas o surto alastrou-se à comunidade e também há o registo de dois alunos da Escola do Baixo Barroso infetados.

O rastreio dos bombeiros foi uma iniciativa do comando da corporação e os testes foram pagos pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto.

"Neste momento, estamos a analisar toda a situação com a Autoridade de Saúde Pública, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montalegre para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os nossos operacionais mas, de igual modo, para garantir o socorro à população e todo o apoio no combate a esta pandemia para o qual estamos motivados", explicou o comandante.

Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, o concelho de Montalegre contabilizava na segunda-feira 45 casos ativos de covid-19, a grande maioria residentes na vila de Salto.

Desde o início da pandemia este concelho do distrito de Vila Real registou um total de 47 casos.

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, disse que foram também detetados dois casos de profissionais de saúde infetados no centro de saúde da sede do concelho.

O autarca acrescentou que a situação no concelho está a ser monitorizada e que, se for necessário, serão "tomadas medidas mais drásticas".

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Montalegre foi acionado na sexta-feira e foram implementadas medidas de prevenção para "impedir a disseminação descontrolada do vírus" em Salto, como o cancelamento por tempo indeterminado da feira local, que se realiza aos domingos, bem como de todas as atividades litúrgicas, como missas e ensaios do coro nesta freguesia.

Foram também suspensos os serviços públicos camarário no Baixo Barroso e o polo de Salto do Ecomuseu está encerrado temporariamente.

"Temos consciência de que o vírus está disseminado pela comunidade, mas temos o conforto de sentir que Salto está praticamente deserto e as pessoas estão a evitar saídas e encontros e é esse o caminho que temos que percorrer", afirmou o presidente.

Em Portugal, morreram 2.032 pessoas dos 80.312 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela