Secções
Entrar

Covid-19: PSP e GNR detiveram 14 pessoas e abriram 221 autos no fim-de-semana

16 de novembro de 2020 às 18:51

Por desobediência à obrigação de encerramento de estabelecimentos foram detidas duas pessoas.

A PSP e a GNR detiveram 14 pessoas por desobediência, adiantou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI), que revelou ainda a abertura de 221 autos de contraordenação e o encerramento de 51 estabelecimentos.

Numa nota sobre a atividade da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) no passado fim-de-semana, o primeiro com recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00 e ordem de encerramento aos estabelecimentos comerciais nesse período, o MAI adiantou que foram "efetuadas 14 detenções por desobediência às ordens emanadas pelas forças de segurança", maioritariamente (oito) por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório.

Por desobediência à obrigação de encerramento de estabelecimentos foram detidas duas pessoas e uma por desobedecer à proibição de circulação na via pública. Há ainda registo de uma detenção por resistência, outra por incumprimento das regras para a restauração, e uma por desobediências às regras para prática de atividade física.

Os 221 autos de contraordenação abertos foram maioritariamente por "incumprimento do uso de máscara para acesso, circulação e permanência nos espaços e vias públicas" (60); "incumprimento do uso de máscara nos estabelecimentos, salas de espetáculos ou edifícios públicos" (42); "incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas na via pública" (33); e "incumprimento das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público" (29).

Houve ainda três autos por realização de eventos com mais de cinco pessoas e um por abertura de estabelecimento com espaço para dança.

"Neste período, foram ainda encerrados 51 estabelecimentos e suspensa a atividade de sete outros estabelecimentos, pelo incumprimento das regras de funcionamento (nomeadamente ao nível do horário de funcionamento ou das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico)", adiantou o MAI.

Portugal contabiliza pelo menos 3.472 mortos associados à covid-19 em 225.672 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 191 concelhos.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela