Secções
Entrar

Covid-19: PS/Açores acusa BE de "postura irresponsável" quanto à proteção dos açorianos

02 de agosto de 2020 às 21:29

No sábado, o BE, liderado nos Açores por António Lima, acusou o presidente do Governo Regional de "tentar lavar as mãos das suas responsabilidades" e "atirar com lições de moral ao povo".

O PS dos Açores acusou hoje o Bloco de Esquerda (BE) da região de ter demonstrado, em críticas recentes ao presidente do Governo Regional, uma "postura irresponsável" quanto à proteção dos açorianos da covid-19.

Em nota à imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do PS/Açores José San-Bento advoga que o presidente do executivo açoriano, o socialista Vasco Cordeiro, "tem tido uma postura solidária, responsável e serena, apelando à responsabilização de todos no combate que é preciso fazer para continuar a controlar, nos Açores, a disseminação da pandemia".

Para o socialista, "não se pode ignorar nem menorizar o papel que cabe a cada cidadão na proteção da sua saúde e da segurança de toda a comunidade",

E concretizou: "Há uma função que cabe aos Estados e que, no caso dos Açores, o Governo tem cumprindo, por exemplo, com o reforço constante do Serviço Regional de Saúde e com medidas de apoio para as famílias Açorianas. Há também uma função que se exige a cada cidadão, de forma individual, e que passa pelo respeito integral das regras básicas de prevenção e proteção da saúde pública".

No sábado, o BE, liderado nos Açores por António Lima, acusou o presidente do Governo Regional de "tentar lavar as mãos das suas responsabilidades" e "atirar com lições de moral ao povo" a propósito do processo de desconfinamento da pandemia na região.

"O BE repudia as declarações do Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, na passada sexta-feira, em que aponta o dedo às pessoas em geral enquanto responsáveis por um eventual aumento do número de casos de covid-19 na região", diz o partido, liderado nos Açores por António Lima, em nota à imprensa.

Na sexta-feira, na ilha do Faial, Vasco Cordeiro havia referido que a região não está livre de uma "situação complicada" em relação à covid-19, numa altura em que o arquipélago está a abandonar uma "abordagem mais proibitiva" da pandemia.

Vasco Cordeiro frisou que a "primeira linha de defesa" da região no combate à covid-19 "não reside" no Serviço Regional de Saúde (SRS), porque este só "entra em ação" quando a população não é capaz de "cumprir as regras básicas" de prevenção da infeção com o vírus da covid-19.

Nestas declarações, advoga o BE, "Vasco Cordeiro tenta lavar as mãos das suas responsabilidades enquanto governante e, ao jeito de um mestre-escola, atira com lições de moral ao povo".

Até ao momento, foram detetados nos Açores 175 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 16 casos positivos ativos, todos eles na ilha de São Miguel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela