Secções
Entrar

Covid-19: PCP denuncia "ofensiva em curso" contra trabalhadores

11 de abril de 2020 às 17:28

PCP liderado por Jerónimo de Sousa realizou, este sábado, uma audição pública denominada "Combater o vírus e o ataque aos direitos. Defender os trabalhadores", que contou com a participação de Diana Ferreira e de Jaime Toga.

O PCP denunciou, este sábado, o que considerou ser uma verdadeira "ofensiva em curso contra os trabalhadores" por parte das entidades patronais, apontando que se têm aproveitado da pandemia decovid-19para despedir ou retirar direitos.

O PCP realizou hoje uma audição pública denominada "Combater o vírus e o ataque aos direitos. Defender os trabalhadores", que contou com a participação da deputada Diana Ferreira e do membro da Comissão Política do Comité Central Jaime Toga.

A iniciativa contou igualmente com testemunhos de alguns trabalhadores de várias áreas, que participaram em videochamada.

Uma funcionária de um supermercado adiantou, por exemplo, que "a saúde não está à venda" e disse temer ser contagiada pela covid-19 porque já teve uma colega a quem "cuspiram na cara".

Também um investigador disse temer um ano de desemprego, e uma trabalhadora temporária partilhou que os seus serviços foram dispensados "um mês e pouco" depois de ter chegado à empresa e que não tem direito a apoios.

No encerramento, a deputada apontou que o que ouviu "mostra bem a ofensiva em curso contra os trabalhadores" e são exemplos dos "atropelos laborais" e dos "aproveitamentos que estão a ter lugar por parte do patronato".

Além destes exemplos, Diana Ferreira acrescentou férias forçadas, despedimentos, alteração unilateral dos horários, redução dos rendimentos por via do 'lay-off', cortes de subsídios ou recusa do exercício de direitos parentais.

A parlamentar elencou ainda que "muitas empresas fizeram pressão para que os trabalhadores se despedissem" e outras "encerraram atividade e suspenderam contratos sem informação prévia aos representantes dos trabalhadores e aos trabalhadores".

Na ótica da comunista, com esta pandemia "sofrem de forma especial trabalhadores com vínculos precários", pois a "realidade da precariedade da proteção social e da ausência de direitos" é sentida com "mais força do que nunca em momentos como este".

De acordo com Diana Ferreira, estas realidades "chegam ao PCP todos os dias" através de um e-mail criado para o efeito.

A deputada do PCP salientou igualmente que "os direitos não estão de quarentena", e que "a luta não pode esperar, e exige presença e envolvimento de todos".

Na audição pública, Diana Ferreira destacou algumas das propostas que o PCP apresentou para tentar aliviar o efeito da pandemia de covid-19 para as famílias, sendo que a maioria foi chumbada pela Assembleia da República esta semana.

Ainda assim, a parlamentar salientou a proibição de "cortes de água, eletricidade, gás e comunicações durante o período de emergência e no mês seguinte" e também medidas de proteção da habitação, embora "não indo tão longe como a proposta do PCP defendia".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 470 mortos, mais 35 do que na sexta-feira (+8%), e 15.987 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 515 em relação a sexta-feira (+3,3%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela