Conselheiro do Chega acusado de destruir carro e ameaçar outro membro do partido
O ataque ocorreu em 2023 e vai ser agora julgado.
João Silva, conselheiro nacional do Chega e líder da Concelhia de Oliveira do Hospital, foi acusado pelo Ministério Público (MP) dos crimes de dano e ameaça agravada, praticados em 2023, avança a edição desta quinta-feira doJornal de Notícias.
O alvo foi António José Cardoso, um militante que queria liderar a Concelhia de Oliveira do Hospital. Para evitar que tal acontecesse João Silva terá destruído o carro do queixoso, enquanto este estava lá dentro, e prometeu matá-lo.
António José Cardoso, antigo militante do Chega, conduzia o carro da empresa têxtil para a qual trabalha quando um outro automóvel o abalroou por trás. Era João Silva, dirigente do partido, o autor da colisão e após o embate terá saído do carro com uma faca na mão esquerda e um pedaço de mangueira na mão direita, António José Cardoso trancou o carro e manteve-se no interior enquanto João Silva "desferiu várias pancadas com força".
António José Cardoso fugiu do local, apesar de ter o para-brisas partido, o capô e o tejadilho amassado e os vidros riscados, mas terá ainda ouvido as ameaças de João Silva: "Vou-te matar", refere a acusação.
O episódio ocorreu no dia 19 de março de 2023 e António José Cardoso apresentou queixa na GNR de Oliveira do Hospital. Além deste episódio, a acusação do MP relata as ameaças enviadas por mensagens por parte do arguido ao queixoso.
Edições do Dia
Boas leituras!