A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Como podemos evitar apagões e cortes longos de energia? "Custo será elevado"
Dezenas de milhares de portugueses passaram duas semanas sem eletricidade devido ao meu tempo. Há um ano um apagão deixou o País às escuras. O que se pode fazer para evitar estas situações?
A meio da manhã de 28 de abril do ano passado a Península Ibérica ficou às escuras. Na altura a E-Redes garantiu que a origem do apagão estava no país vizinho. Mas quase um ano depois uma sequência de várias tempestades e depressões deixou uma boa parte do País (principalmente na zona Centro) sem eletricidade. Duas semanas depois havia ainda mais de 30 mil famílias sem eletricidade. Eamonn Lannoye, da EPRI Europa, explica que infraesturutras nacionais não estão preparadas para fenómenos climáticos como estes e que precisam de uma atualização urgente.
Energia, eletricidade
Jo Sins/Pexels
Rede interligada ou autónoma
Segundo a E-Redes, em abril do ano passado Portugal ficou às escuras devido a um problema na rede espanhola. Compensa então isolar energeticamente Portugal? A pergunta não tem uma resposta definitiva. "É verdade que se Portugal não tivesse uma rede em conjunto com Espanha teria sido mais rápido a recuperar e podia até nunca ter tido o apagão. Mas há também desvantagens, como os preços da energia são mais baixos e muitas vezes os problemas são mais fáceis de resolver quando funcionam em rede internacional", defende o representante da EPRI. E acrescenta ainda que o apagão ibérico de abril do ano passado se tornou um caso de estudo pelo mundo fora. "Nós estamos a analisar a situação e outras organizações internacionais também", acrescenta. A EPRI tem investigação na distribuição de energia, modernização da rede, descarbonização e tecnologias de uso final e colabora com parceiros em mais de 40 países e com mais de 1.000 empresas em todo o mundo. Atualmente, a EPRI Europe participa em 14 projetos financiados na Europa, em áreas como comunidades de energia, energia solar fotovoltaica, hidrogénio, hidroeletricidade ou armazenamento de energia.Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
PSOE e Podemos apresentam medida para proibir futebol nos recreios: "Desporto tóxico"
07 de fevereiro de 2026 às 15:24Gabriela Ângelo
Rebentou um segundo dique no rio Mondego
12 de fevereiro de 2026 às 12:34Luana Augusto
Maria Lúcia Amaral. Caiu a ministra que ia sempre almoçar a casa
10 de fevereiro de 2026 às 21:31Marco Alves
Diques do rio Mondego em risco de colapsar: "Se rebentar é uma bomba"
11 de fevereiro de 2026 às 08:33Luana Augusto
Vitória esmagadora de Seguro nas Presidenciais: acompanhe todas as reações
08 de fevereiro de 2026 às 23:45SÁBADO