Secções
Entrar

Bombeiros, forças de segurança e pessoas com doenças prioritárias vacinadas para a semana

Leonor Riso 25 de janeiro de 2021 às 12:39

Marta Temido fez atualização do plano de vacinação para a covid-19. Ministra da Saúde referiu que 160 mil pessoas já foram vacinadas.


Marta Temido revelou que, para a semana, começa a vacinação dos profissionais de outros serviços essenciais além de lares e saúde: os bombeiros e forças de segurança, bem como titulares de órgãos de soberania. Ao mesmo tempo, inicia a vacinação de pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades identificadas como de risco para internamento ou desfecho fatal. As doenças são insuficiência cardíaca, insuficiência renal, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, doença coronária ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Marta Temido

A ministra da Saúde disse ainda que a vacina da BioNTEch Pfizer indica que a segunda dose se faz a partir do 21.º dia, apesar de ensaios clínicos darem um máximo de 42 dias de intervalo. 

"Portugal continua a fazer os 21 dias de intervalo entre as tomas, e como sabem também, aquilo que fizemos, com outros países, foi pedido de avaliação à Agência Europeia do Medicamento para este tema. Ainda não temos uma recomendação sobre este tópico", afirmou. 

Marta Temido referiu ainda que foram vacinadas 160 mil pessoas, entre profissionais de saúde e residentes em lares de idosos e instalações de cuidados continuados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela