Bombeiros, forças de segurança e pessoas com doenças prioritárias vacinadas para a semana
Marta Temido fez atualização do plano de vacinação para a covid-19. Ministra da Saúde referiu que 160 mil pessoas já foram vacinadas.
Marta Temido revelou que, para a semana, começa a vacinação dos profissionais de outros serviços essenciais além de lares e saúde: os bombeiros e forças de segurança, bem como titulares de órgãos de soberania. Ao mesmo tempo, inicia a vacinação de pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades identificadas como de risco para internamento ou desfecho fatal. As doenças são insuficiência cardíaca, insuficiência renal, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, doença coronária ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
A ministra da Saúde disse ainda que a vacina da BioNTEch Pfizer indica que a segunda dose se faz a partir do 21.º dia, apesar de ensaios clínicos darem um máximo de 42 dias de intervalo.
"Portugal continua a fazer os 21 dias de intervalo entre as tomas, e como sabem também, aquilo que fizemos, com outros países, foi pedido de avaliação à Agência Europeia do Medicamento para este tema. Ainda não temos uma recomendação sobre este tópico", afirmou.
Marta Temido referiu ainda que foram vacinadas 160 mil pessoas, entre profissionais de saúde e residentes em lares de idosos e instalações de cuidados continuados.
Edições do Dia
Boas leituras!