Secções
Entrar

Autarca aponta gás como causa provável de explosão em Castro Marim

08 de março de 2018 às 16:56

O incidente deu-se às 06:56 e "destruiu por completo" a habitação de um casal de idosos, matando um homem.

A explosão que hoje destruiu uma casa no concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, causando a morte a uma pessoa e ferimentos noutra, terá sido provocada por uma botija de gás, segundo o presidente da Câmara.

1 de 5
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

O incidente deu-se às 06:56 e "destruiu por completo" a habitação de um casal de idosos, matando um homem e deixando uma mulher com ferimentos, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, reconhecendo que ficou "impressionado" com a destruição provocada no imóvel, situado em Portela Alta de Baixo, freguesia de Odeleite.

"Destruiu por completo uma habitação de um casal de idosos", afirmou o autarca, acrescentando: "Nunca pensei que a explosão de uma bilha destruísse por completo uma casa inteira".

Francisco Amaral disse que a explosão foi "violenta" e "lançou destroços a mais de 100 metros" da habitação. A seguir deflagrou também um incêndio, mas o fogo foi logo apagado pelos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, corporação que tem a missão de prestar socorro também no município vizinho de Castro Marim, sem bombeiros próprios.

"Quando cheguei de manhã fiquei impressionado com a dimensão da explosão, que teve alguma violência, ainda foi seguida de um incêndio numa das salas, mas resolveu-se rápido, porque os bombeiros de Vila Real de Santo António também chegaram rápido", contou o presidente da Câmara.

Quanto à ferida, Francisco Amaral, que é médico de profissão e faz um dia de voluntariado no hospital de Faro à quinta-feira, disse não ter informação suficiente disponível, porque a idosa ainda não tinha dado entrada na unidade referência do Algarve.

"Disseram-me que os ferimentos seriam ligeiros, mas só agora está a chegar a Faro e poderei saber mais", disse o autarca, perto das 12:00.

Inicialmente, a ferida foi qualificada pelos serviços de emergência como grave e transportada para o Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António, que depois reencaminha os doentes mais urgentes para o hospital de Faro, a principal unidade de saúde da região e sede do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

A Portela Alta de Baixo e a Portela Alta de Cima são duas localidades vizinhas da serra algarvia, a cerca de 15 quilómetros de Castro Marim, onde a população é maioritariamente idosa.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, a vítima mortal tinha 78 anos e a mulher tem 73.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela