As aventuras da família Mota
Nos anos 40, Manuel Mota montou escritório numa pensão em Luanda e em 1962 já tinha o apoio de Wall Street. António Mota expandiu o negócio criado pelo pai.
Nos anos 40, Manuel Mota montou escritório numa pensão em Luanda e em 1962 já tinha o apoio de Wall Street. António Mota expandiu o negócio criado pelo pai.
Os anos com pouca chuva vão aumentar em Portugal e não será a abundância momentânea de intempéries que irá alterar o panorama de falta de água
Na terceira semana de março, o armazenamento por bacia hidrográfica só é inferior à média nas bacias do Ave, Mira e Ribeiras do Barlavento.
São 2.161 documentos para o Governo fazer obras por todo País, algumas quase faraónicas, outras comezinhas, que vão da construção de regadios a maus cheiros em aterros. Também há propostas sobre armas, touradas, patrulhas acrobáticas, peixe-espada, direitos LGBT, matadouros, jacintos-de-água, streaming ou expropriação da Cova da Moura.
A chuva que arruinou os planos do fim de semana alargado de Páscoa voltou a encher as reservas hidrográficas portuguesas - e poderá ser a salvaguarda de um verão ainda incerto.
Ministro do Ambiente anunciou este mês que o Algarve iria ter cortes de água de 25% para a agricultura e de 15% para o setor urbano, incluindo o turismo.
A Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve fez a primeira análise do impacto económico e ambiental das restrições do fornecimento de água na região - em causa €130 milhões.
O ministro do Ambiente disse que a capacidade das albufeiras do Algarve se encontra a um nível de 25%, comparado com os 45% do ano passado pela mesma altura, explicando que há "necessidade objetiva" de tomar medidas para garantir que haja água na região em 2025.
O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, reconheceu que a situação é grave e afirmou que o Governo está a ponderar reduzir a pressão, suspender segundos contadores e ainda penalizações para quem consuma mais água.
APA quer cortar em 70% consumo de água pela agricultura no Algarve. Afonso do Ó, perito em assuntos de água e gestão de riscos de seca, avisa que são precisas novas fontes de água e planos de contingência.
APA prepara-se para lançar medidas de controlo do consumo por só haver água "até ao fim de agosto". Contudo, uma das soluções, a central dessalinizadora de Albufeira, não convence as associações locais.
Depois de um ano com níveis de chuva especialmente baixos, Portugal inteiro vai atravessar um verão de seca. Peritos explicam à SÁBADO o que se pode esperar e como prevenir - até porque o outono seguinte pode não resolver a situação.
A falta de água está a gerar preocupação no setor agrícola no Algarve.
"O fogo estava lá em baixo, mas os bombeiros não o apagaram lá, nem aqui, e depois de estar tudo a arder é que vieram, deitaram um bocadinho de água. Ela acabou, eles foram-se embora e isto continuou a arder", destaca Natália.
O incêndio rural que deflagrou na segunda-feira em Castro Marim, e que lavra em mais dois municípios do Algarve, foi dominado às 16h02. Pelas 18h50, mobilizava 533 operacionais, apoiados por 189 veículos e três meios aéreos.
O incêndio rural que deflagrou na segunda-feira e que lavra em mais dois municípios do Algarve, foi dominado às 16h02.