Secções
Entrar

Alertas sobre Código de Conduta chegam por email aos deputados

15 de novembro de 2019 às 19:12

Comissão de Transparência pretende evitar "constrangimentos" futuros, por exemplo, quanto às regras de ofertas e hospitalidades.

A Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados vai enviar um email a alertar os parlamentares que está em vigor oCódigo de Condutaquanto à obrigação de declarar ofertas superiores a 150 euros, foi anunciado esta sexta-feira.

No final de uma reunião de mesa e coordenadores, na Assembleia da República, hoje à tarde, o presidente, o socialista Jorge Lacão, afirmou que a nova comissão, saída da lei da transparência, aprovada há poucos meses, está a organizar o seu trabalho.

Uma das questões pendentes visa "chamar a atenção" aos deputados quanto ao respeito do Código de Conduta, para, assim, evitar "constrangimentos" futuros, por exemplo, quanto às regras de ofertas e hospitalidades.

Foi ainda criado, segundo Jorge Lacão, um grupo de trabalho para ajudar os deputados no cumprimento dos procedimentos no registo de interesses, incompatibilidades e impedimentos a que estão obrigados pela nova lei, registo esse que passa a ser único.

Este Código de Conduta dos Deputados, um dos diplomas resultantes do trabalho de três anos na comissão eventual para a transparência, na anterior legislatura, foi aprovado pelo parlamento em julho e promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em agosto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela