Secções
Entrar

Administração da Lusa mantém subsídio de transporte durante negociações 

24 de abril de 2019 às 21:30

Em causa está o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), segundo o qual o valor do passe mais elevado para os transportes públicos passou a ser de 40 euros.

A administração da agênciaLusacomunicou esta quarta-feira aos trabalhadores que irá afinal manter o valor atual do subsídio de transporte "enquanto decorrerem as negociações" sobre o acordo empresa.

A decisão foi comunicada após o plenário realizado esta tarde na sede da Lusa, em Lisboa.

"Depois da sessão de esclarecimento que decorreu esta tarde nas instalações da Lusa e tendo em conta a necessidade de se avançar rapidamente e de boa fé nas negociações entre a administração e os sindicatos relativamente às presentes questões que decorrem do Acordo de Empresa, o Conselho de Administração, representado pelo seu membro executivo, decidiu manter em vigor o atual valor do subsídio de transporte enquanto decorrerem as negociações", avançou a administração.

De acordo com a mesma nota, a administração presidida por Nicolau Santos assegura que "no ordenado de abril serão processados os salários com o subsídio de transporte de 69,65 euros".

O plenário ocorreu depois de os trabalhadores da Lusa se terem manifestado "negativamente surpreendidos" pela decisão da administração de cortar o subsídio de transporte em quase 30 euros, na sequência das novas regras sobre o preço dos passes sociais na área metropolitana de Lisboa.

Segundo o acordo empresa da Lusa, "os trabalhadores têm direito a subsídio de transporte no valor correspondente ao que vigorar para o passe social da modalidade L123, ou equivalente, da região de Lisboa".

O valor do passe referido no Acordo de Empresa corresponde, atualmente, ao pagamento de 69,65 euros por mês aos trabalhadores da agência de notícias.

Agora, também em comunicado, a Comissão de Trabalhadores (CT) da Lusa considerou "positiva a decisão desta tarde da administração e espera que seja mantido, de futuro, o valor do subsídio de transporte de 69,65 euros e não apenas no pagamento dos salários do mês de abril".

De acordo com os representantes dos trabalhadores, "o próprio presidente do Conselho de Administração referiu hoje" durante a reunião, que "o valor que seria cortado - significativo para cada trabalhador - não resolve os problemas financeiros da agência".

A CT disse ainda que espera que esta decisão "seja, de facto, um ponto de partida para uma negociação de boa-fé e efetiva que compense os trabalhadores pelo incumprimento, nos últimos anos, do Acordo de Empresa e pela acentuada perda de poder de compra".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela