Açores sob aviso amarelo devido ao mau tempo
Um homem morreu após ter sido atingido por uma onda. Durante o dia prevê-se chuva, trovoada e vento forte
Os grupos oriental e central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, trovoada e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel) vai estar sob aviso amarelo entre as 9 horas e as 23h59 de hoje devido à previsão de chuva e trovoada.
As ilhas de Santa Maria e São Miguel vão estar também sob aviso amarelo entre as 18 horas de hoje e as 6 horas de quarta-feira devido à previsão de vento forte.
Também o grupo central dos Açores (ilhas Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) vai estar entre as 7 horas e as 23h59 de hoje devido à previsão de precipitação e trovoada.
O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas actividades dependentes do estado do tempo.
O instituto prevê para hoje no grupo ocidental (Flores e Corvo) céu muito nublado, por vezes com abertas, períodos de chuva e aguaceiros mais frequentes na madrugada e manhã, possibilidade de trovoadas e vento sudoeste muito fresco a forte com rajadas até 85 quilómetros por hora.
Para o grupo central prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros podendo ser pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento sudoeste muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora durante a madrugada, tornando-se moderado a fresco.
No grupo oriental prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros podendo ser pontualmente fortes, possibilidade de trovoadas e vento sul muito fresco a forte com rajadas até 85 quilómetros por hora especialmente para a noite, rodando para sudoeste.
Em Ponta Delgada as temperaturas vão variar entre 15 e 18 graus Celsius, em Angra do Heroísmo e na Horta entre 12 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 16.
Mau tempo: Morreu um dos feridos no temporal que atingiu os Açores
Um funcionário da junta de freguesia de São Roque, Ponta Delgada, morreu na segunda-feira depois de ter ficado ferido com gravidade quando foi atingido por uma onda, revelou o presidente da autarquia ao jornalAçoriano Oriental.
O homem, de 51 anos, foi atingido por uma onda durante o temporal que na segunda-feira atingiu o arquipélago dos Açores e morreu no hospital de Ponta Delgada, noticia oAçoriano Oriental, citando o presidente da junta de freguesia de São Roque, Pedro Moura.
Segundo a mesma notícia, o homem foi colhido pela onda quando "trabalhava na limpeza da via e na protecção das casas na frente marítima da freguesia", tendo ficado com "fracturas graves".
Na segunda-feira à noite, o Serviço de Protecção Civil dos Açores revelou que o temporal que atingiu o arquipélago desalojou 11 pessoas na ilha de São Miguel e deixou quatro feridos, um deles em estado grave.
Todas as pessoas foram já realojadas, segundo as autoridades regionais.
Nas operações de apoio aos incidentes provocados pelo mau tempo de segunda-feira estiveram envolvidos cerca de 440 operacionais da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, que contabilizou 157 incidentes, todos já resolvidos.
O mau tempo levou ao encerramento de escolas, tribunais, serviços municipais e de estradas, enquanto mais de 1.600 passageiros ficaram em terra com o cancelamento de dezenas de voos.
Edições do Dia
Boas leituras!