Secções
Entrar

Incêndio em Moimenta da Beira continua por dominar com quase 500 operacionais

Lusa 09 de agosto de 2025 às 16:57

Fogo está a ser combatido por 449 bombeiros, 137 veículos e cinco meios aéreos.

O incêndio em Alvite, em Moimenta da Beira (Viseu) continua este sábado por dominar:  tem duas frentes ativas e é o fogo em Portugal com mais operacionais no combate às chamas, com perto de 500 bombeiros.
Incêndio em Moimenta da Beira combatido por 449 bombeiros e 137 veículos PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA
Em declarações por telefone à Lusa José Requeijo, segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Douro, adiantou que se os ventos não mudarem de direção e se os trabalhos continuarem a correr como estão a correr esta tarde podem ter-se boas notícias ao fim da tarde. “O cenário é animador”, disse. O incêndio de Alvite estava a ser combatido esta tarde, pelas 15h00, por 449 bombeiros, 137 veículos e cinco meios aéreos, segundo dados recolhidos no portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O incêndio que deflagrou na sexta-feira, colocou casas em risco durante a madrugada na localidade de Paraduça e esta manhã em Alvite, mas esta tarde não há casas em risco e o cenário “está melhor em relação a sexta-feira”, referiu à Lusa João Silva, membro da direção dos Bombeiros de Moimenta da Beira. Segundo a mesma fonte, estão a ser distribuídas mais de mil refeições diárias aos bombeiros e população. “Temos estado a confecionar e a entregar 500 refeições ao almoço e 500 ao jantar”. Muitas das refeições seguem em marmitas para entregar junto das pessoas que estão a combater as chamas na linha da frente, acrescenta João Silva. “A população está a ajudar os bombeiros com os tratores cisternas, porque esta zona tem muito gado e muitos terrenos agrícolas de fruta e estas gentes têm as cisternas”, explicou, apelando a donativos de bebidas e barritas energéticas para dar às pessoas que estão no combate às chamas e que estão a ficar cansadas. Segundo o portal da Autoridade Nacional, há uma outra ocorrência significativa de incêndio em mato na zona de Alvadia, Ribeira de Pena, no Alto Tâmega e Barroso, a ser combatido por 211 operacionais, 67 veículos e cinco meios aéreos. O aumento do estado de prontidão para o nível máximo a partir das 00h00 de domingo prolongar-se-á até às 23h59 de dia 12, com vista ao reforço de pré-posicionamento de meios face à previsão de uma "complexidade significativa" das condições meteorológicas nesse período, explicou o comandante nacional da ANEPC.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela