Secções
Entrar

Circulação do Metro de Lisboa retomada após greve parcial

Lusa 14 de novembro de 2024 às 11:12

Trabalhadores do Metro de Lisboa cumpriram esta quinta-feira uma greve entre as 05h00 e as 10h00. Segundo a Fectrans, teve uma adesão superior a 90%, levando ao encerramento de todas as estações.

A circulação de comboios do Metropolitano de Lisboa foi esta quinta-feira retomada com normalidade às 10h20, após uma greve parcial dos trabalhadores, iniciada às 05h00, adiantou à Lusa fonte da empresa.

Os trabalhadores do Metro de Lisboa cumpriram esta quinta-feira uma greve entre as 05h00 e as 10h00 que, segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), teve uma adesão superior a 90%, levando ao encerramento de todas as estações.

Em causa estão, de acordo com a Fectrans, os "incumprimentos sucessivos" da transportadora quanto a pagamentos e ao Acordo de Empresa.

A paralisação, à semelhança daquela que ocorreu em 06 de novembro (com participação estimada pela federação entre 85% e 90%), foi decidida pelos trabalhadores em dois plenários para exigir à transportadora o pagamento das denominadas variáveis (trabalho suplementar e feriados), além do cumprimento do Acordo de Empresa ao nível de condições de trabalho, progressão das carreiras e redução do horário de trabalho.

As organizações sindicais reuniram-se com a administração da transportadora, mas consideraram que "aquilo que a empresa fundamentalmente queria era a suspensão" da greve "sem qualquer contrapartida".

Ainda segundo a Fectrans, o conselho de administração do Metropolitano de Lisboa "nada apontou para a solução", refugiando-se "só em questões de ordem jurídica", embora a problemática seja "apenas de ordem económica e política".

Na altura da primeira greve, no início do mês, o Metropolitano de Lisboa colocou uma nota de esclarecimento no ‘site’ relativa aos motivos apresentados pelas associações sindicais para a greve referindo que, em relação ao pagamento das variáveis, a questão está atualmente "em apreciação pelos tribunais competentes".

A administração indicou ainda que "mantém toda a disponibilidade, materializada nas mais de 15 reuniões formais já realizadas em 2024, com as organizações sindicais, para prosseguir todos os processos negociais em curso".

Entre estes encontram-se as "alterações ao Regulamento de Carreiras, diminuição do horário máximo de trabalho para as 37,5 horas semanais, através de uma negociação construtiva, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes, melhorar as condições de trabalho e modernizar a empresa, garantindo a sua sustentabilidade".

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o serviço funciona entre as 06h30 e as 01h00.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela