Secções
Entrar

Proteção Civil sobe para laranja estado de alerta em oito regiões do País

Lusa 21 de outubro de 2023 às 18:08

"É expetável que aconteça também a possibilidade de fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve", acrescentou responsável da Proteção Civil. Alerta válido por 24 horas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta tarde a subida para o estado de alerta laranja de oito regiões do centro e sul do país, devido à passagem da depressão Bernard este fim-de-semana.

Portugal continental irá ser afetado hoje e domingo pela passagem da depressão Bernard, que se centrará no sul, com trajeto de sudoeste para nordeste, afetando a região sul e centro do País, anunciou o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes.

"Foi decidido elevar o estado de alerta especial do sistema integrado para operações de proteção e socorro para o nível laranja para oito sub-regiões do continente, nomeadamente Lezíria do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Algarve, durante um período de 24 horas, com início à meia-noite e términus às 23h59 de amanhã (domingo)", acrescentou.

O responsável sublinhou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos laranja para precipitação a sul do Tejo e amarelo entre o Douro e o Tejo, mas também os avisos laranja para a ocorrência de vento com rajadas máximas de 100 quilómetros por hora para a região do Algarve.

"É expetável que aconteça também a possibilidade de fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve", acrescentou André Fernandes.

O resposável deu ainda conta dos alertas da Agência Portuguesa do Ambiente para a probabilidade de ocorrência de inundações em meio urbano na Grande Lisboa e na Península de Setúbal.

Também na bacia hidrográfica do Tejo, na sub-bacia de Sorraia, é expectável uma subida dos caudais em Amora e Coruche e a possibilidade de ocorrência de inundações, assim como na bacia hidrográfica do Sado, na Ribeira do Livramento e também em Setúbal. Finalmente, nas ribeiras do Algarve, nas zonas mais urbanas e historicamente mais vulneráveis a estes fenómenos, é também possível que ocorram inundações.

André Fernandes apelou "a todos os cidadãos que adotem as medidas de autoproteção", nomeadamente no que concerne ao vento e precipitação intensa para prever as inundações em meio urbano e nas bacias hidrográficas referidas, aconselhando a verificação de "tudo que esteja suspenso, varandas, outdoors e tudo o que possa ser afetado pela ação do vento".

Durante o dia de domingo deverão igualmente ser tomadas precauções na condução automobilística, sugerindo o comandante uma "condução mais defensiva e preventiva", mas também a limitação das deslocações ao estritamente necessário.

A maior incidência da situação meteorológica adversa será entre o meio do dia de domingo até ao final do dia de amanhã, por volta das 23:00, sendo depois expectável um desagravamento, nomeadamente na manhã de segunda-feira.

O aviso laranja -- o segundo mais grave numa escala de três -- é emitido sempre que existe uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e o amarelo sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela