Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
14 de fevereiro de 2024 às 23:00

Os debates

A julgar pelos cartazes que estão pelo país fora, a melhor propaganda eleitoral é a da AD. É sombria, mas isso corresponde ao retrato do país que querem mostrar. A pior é sem dúvida a do PS, fácil de confundir no verde com o PAN.

Os intervenientes dos pequenos partidos, em particular o Bloco, o Livre e o PAN, são melhores nos debates do que os dos grandes. Não me estou a pronunciar sobre o conteúdo do que dizem, mas sobre a sua capacidade de expor o que pensam e argumentar contra as objecções do outro. Isso tem uma razão, PSD e PS tendem a dizer muitos lugares comuns e platitudes genéricas, as diferenças que acentuam são muitas vezes irrelevantes, e o efeito de mediocratização das carreiras partidárias mostra-se em todo o esplendor. Não têm graça, nem vivacidade, nem humor, nem sentimentos de sim ou de não. Não compreendem que a empatia, seja simpatia, seja antipatia, são particularmente comunicativas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.