Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
07 de agosto de 2024 às 23:00

O espelho

Mulheres independentes e adultas não devem perder demasiado tempo ao espelho com inseguranças nem com vaidades. A vida tem demasiadas coisas belas, divertidas, interessantes e inquietantes para ocuparmos os pensamentos com pneus na barriga ou braços flácidos.

NESTE INÍCIO DE AGOSTO, uma amiga que se mudou recentemente para uma casa nova comentou que decidiu não ter espelhos em casa, para além do já existente na casa de banho. Disse, a uma plateia de mulheres, que sente um espelho como uma distração e uma oportunidade para reforço da vaidade ou da insegurança. Em qualquer dos casos, seriam sentimentos a evitar, pelo que tomou a decisão de só ter acesso ao seu reflexo para fins meramente funcionais. Surpreendeu-me a decisão e admirei-a pela lucidez.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.