Sábado – Pense por si

Rui Dias
Rui Dias Fundador e diretor-executivo da Porbite
14 de maio de 2026 às 07:00

Estará a IA está a democratizar o cibercrime?

Capa da Sábado Edição 6 a 12 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 6 a 12 de outubro

O tempo médio entre a descoberta de uma vulnerabilidade e a sua exploração caiu drasticamente, em muitos casos, para menos de 48 horas.

Durante anos, o discurso sobre cibersegurança foi relativamente estável: as ameaças existiam, mas estavam, na sua maioria, associadas a grupos organizados, com elevado nível técnico e recursos consideráveis. Isso mudou, e mudou demasiado rápido.

Os dados mais recentes divulgados pela Fortinet mostram um crescimento de 389% no número de vítimas de ransomware num único ano. Um salto desta dimensão não é apenas estatística: é um sinal claro de que o paradigma do cibercrime entrou numa nova fase. A razão? Inteligência Artificial (IA).

Ferramentas baseadas em IA estão a tornar os ataques mais acessíveis, mais rápidos e, sobretudo, mais escaláveis. O que antes exigia conhecimento técnico aprofundado, hoje pode ser executado com recurso a plataformas que automatizam processos de ataque, desde a criação de campanhas de phishing altamente credíveis até à exploração de vulnerabilidades em tempo recorde.

O impacto desta transformação é profundo. O tempo médio entre a descoberta de uma vulnerabilidade e a sua exploração caiu drasticamente, em muitos casos, para menos de 48 horas. Na prática, isto significa que o modelo tradicional de “detetar e corrigir com tempo” deixou de ser suficiente. Quando uma empresa reage, muitas vezes já é tarde.

Mas talvez o dado mais relevante não esteja no número de ataques, mas sim na forma como estes acontecem. O foco deixou de estar exclusivamente na infraestrutura tecnológica e passou para algo muito mais vulnerável: a identidade.

Credenciais comprometidas, acessos mal geridos e falhas na autenticação são hoje portas de entrada privilegiadas. E com o apoio da IA, os atacantes conseguem simular comportamentos humanos com uma precisão cada vez maior, tornando os ataques mais difíceis de identificar e travar. Este novo contexto levanta uma questão inevitável: estarão as empresas, especialmente as pequenas e médias, preparadas para esta realidade? A resposta, na maioria dos casos, é não.

Muitas organizações continuam a olhar para a cibersegurança como um custo técnico e não como um risco de negócio. Investem em soluções reativas, quando o problema exige uma abordagem contínua, integrada e, acima de tudo, proativa. A verdade é simples: a inteligência artificial não está apenas a transformar empresas, está também a nivelar o campo de jogo para os atacantes. E quando qualquer pessoa pode lançar um ataque sofisticado com recurso a ferramentas acessíveis, o risco deixa de ser excecional para passar a ser estrutural.

Neste cenário, a questão já não é “se” uma empresa será alvo de um ataque, mas “quando”, e, mais importante, com que capacidade está preparada para responder. Porque, no final, a diferença entre um incidente controlado e um problema crítico raramente está na tecnologia utilizada, mas sim na forma como esta é gerida.

E isso continua a ser, mais do que nunca, uma decisão estratégica.

Mais crónicas do autor
10 de outubro de 2026 às 08:00

Tudo o que os americanos detestam

De Gaulle era senhor de uma visão ampla, por muito equivocada que fosse, das grandes linhas de força da política internacional do seu tempo.

10 de outubro de 2026 às 08:00

O vigilante aumentado: a inteligência artificial como braço direito da segurança privada

A máquina vê mais, mais depressa e sem cansaço. Mas continua a não saber o que está a ver. É aí que começa, e não acaba, o trabalho do vigilante.

08 de outubro de 2026 às 10:10

A falsidade dos concursos de dirigentes da Administração Pública

O Estatuto do Pessoal Dirigente deixa aos júris ampla liberdade para fixar métodos e ponderações, e com essa liberdade constrói-se um concurso cujo desfecho parece conhecido antes de abrir. Chama-se concurso, mas funciona como uma nomeação com outro nome. É essa a falsidade.

08 de outubro de 2026 às 07:15

O povo é mansinho

Um país envelhecido, mais preocupado em manter o que tem do que em ter o que lhe falta, deixa-se ir na inércia.

08 de outubro de 2026 às 07:00

A Portela?... Jamais!

Lisboa precisa de um novo aeroporto. Isso é evidente. O que não é evidente é que precise de destruir o que já tem.

Mostrar mais crónicas