Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
29 de julho de 2023 às 10:00

Eleições espanholas e memória do senhor X

Pedro Sánchez tem feito concessões inaceitáveis a parceiros políticos que estão apostados em transformar os terroristas em combatentes pela liberdade. Esta é a manobra final da ETA, apagar ou glamourizar a violência.

As eleições espanholas causaram uma grande excitação por cá. Não faltaram peritos, politólogos, comentadores, analistas, especialistas que derramaram uma quantidade intimidante de conhecimento por metro quadrado. Na verdade, com honrosas exceções, derramaram tudo o que um leitor atento de bons jornais espanhóis, sabendo enquadrar as preferências ideológicas de cada projeto editorial, também teria acesso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.