Sábado – Pense por si

António Vitorino
António Vitorino Ex-diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações
07 de junho de 2024 às 18:27

A retórica anti-imigração é como a moral do Frei Tomás

O que está verdadeiramente em causa no Pacto sobre Migrações e Asilo da UE, cuja versão final foi aprovada há poucas semanas pelo Parlamento Europeu, com votos contra da Hungria e da Polónia?

As migrações são um dos temas que mais suscitam divisões no debate político europeu. Se atentarmos retrospetivamente na legislatura do Parlamento Europeu que ora se conclui, o Pacto Europeu sobre Migrações e Asilo, apresentado pela Comissão em 2020, terá sido o conjunto de instrumentos legislativos de mais difícil negociação, que foi dada por concluída parcialmente pela aprovação de cinco dos textos originalmente propostos na última sessão plenária antes das eleições de junho próximo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.