Sábado – Pense por si

Marco Alves

BE despediu cinco trabalhadoras que ainda amamentavam

Uma delas tinha bebé de dois meses. Duas estavam nos quadros e, para contornar a lei, o partido deu-lhes contratos a prazo sem funções, para que o "salário" servisse de indemnização. Partido é um dos maiores defensores de legislação laboral para grávidas, puérperas e lactantes.

João Carlos Barradas

Scholz e Macron em queda e von der Leyen em dúvida

Resultados eleitorais levaram o presidente francês a marcar eleições legislativas, mas na Alemanha, apesar da derrota, Scholz não mexe no calendário eleitoral. Negociações para a reeleição de Ursula von der Leyen devem começar em breve.

Lusa

Portugal foi o quinto país da UE onde taxa de participação mais subiu

Na comparação de 2024 face a 2019, se registaram acréscimos na taxa de participação de mais 15 pontos percentuais na Hungria, de mais 12 na Eslovénia, mais 9,6 na Eslováquia, mais 7,7 na República Checa, mais 6,7 em Portugal, mais 4,2 nos Países Baixos e de mais 3,4 pontos percentuais na Alemanha.

Marco Alves

Iniciativa Liberal teve a noite quase perfeita

Liberais elegeram dois deputados e por pouco não ultrapassaram o Chega. Partido teve um crescimento astronómico face às Europeias de 2019. Cotrim Figueiredo realçou que a IL foi buscar votos aos descontentes do Chega.

Gabriela Ângelo com Alexandre R. Malhado

O que valeu a Ventura foi não ser ultrapassado pela IL

O líder do Chega diz que resultado das europeias "não foi uma vitória assim tão grande", apesar de ter perdido metade dos votos face às legislativas e quase ser ultrapassado pela IL. Para Ventura, a única derrota foi não terem vencido as eleições.

Maria Henrique Espada

PSD: A noite em que era para ficar tudo melhor e ficou na mesma

Montenegro perdeu a oportunidade de se reforçar. Mas deixou claro que a derrota nas europeias não afeta a legitimidade do Governo. Aí, tudo como dantes, quartel-general em São Bento. E no PSD há mesmo quem acredite que o mau resultado do Chega até possa melhorar a governabilidade. Nuno Melo deixou o recado para o partido de Ventura.

Lusa

António Costa: Presidente do Conselho deverá ser socialista

"Eu diria que a presidente da Comissão Europeia será do PPE e o Conselho Europeu dos socialistas", comentou António Costa, considerando ainda que o "Parlamento Europeu há-de rodar entre os socialistas e os liberais" ou "entre o PPE e os liberais".

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h