Sábado – Pense por si

30 de abril de 2018 às 23:34

Parlamento de Israel autoriza primeiro-ministro a declarar guerra

Capa da Sábado Edição 24 de fevereiro a 2 de março
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 24 de fevereiro a 2 de março

O parlamento israelita aprovou esta segunda-feira uma lei que permite que o primeiro-ministro, com autorização do ministro da Defesa, declare guerra. Até aqui, o poder cabia ao executivo.

O parlamento israelita aprovou esta segunda-feira uma lei que reforma a lei básica do Governo e permite que o primeiro-ministro declare a guerra, com o visto do ministro da Defesa, e já não do executivo, como até agora.

Netanyahu
Netanyahu

Em votação, o parlamento aprovou, por 64 votos a favor e 41 contra, a norma, apresentada pela ministra da Justiça, Ayelet Shaked, e pelo deputado Avi Dijter, que alarga os poderes do chefe do Governo. Passa assim a ser possível ao gabinete de segurança, no qual participam um núcleo restrito de ministros, e não o conjunto do Governo, aprovar o lançamento de operações militares.

Poderá inclusive fazê-lo mesmo com a ausência de vários dos ministros com direito a participarem, bastando a autorização do primeiro-ministro e do titular da Defesa, informou o diário Ynet.

"Precisamos de nos adaptar aos requisitos de segurança actuais", assinalou Shaked. Dijter, que preside à comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Defesa, disse que a aprovação da norma não está relacionada com a crescente tensão na região.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou, também neste dia, ter "ficheiros nucleares secretos" que provam que o Irão está a desenvolver armas nucleares.

Mais crónicas do autor
26 de fevereiro de 2026 às 07:19

Imprescindível, inadiável, impossível

Precisamos da regionalização, mas não temos como fazê-la. Um mergulho no paradoxo português.

24 de fevereiro de 2026 às 23:00

Questões de sobrevivência

Com ganhos territoriais mínimos e um sacrifício humano colossal, Putin vive o dilema de todos os tiranos: sabe que tem de parar e sabe que não pode parar. Que fazer?

24 de fevereiro de 2026 às 23:00

Passos, o discreto vencedor das presidenciais

Cotrim de Figueiredo parece só São João Batista a anunciar o verdadeiro Messias do "reformismo” (se este um dia vier)

24 de fevereiro de 2026 às 23:00

Os desafios matemáticos

Tudo corria bem. Janeiro é um mês triste para toda a gente

24 de fevereiro de 2026 às 23:00

Mais um episódio de racismo à portuguesa

Li afirmações inenarráveis de benfiquistas da minha geração, insistindo que o Vinícius Jr. “dançou de forma ostensiva e provocadora” – enquanto mulher e feminista, esta conversa soou-me demasiado familiar, pelos piores motivos.

Mostrar mais crónicas