Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
16 de abril de 2015 às 08:00

Como (não) protegemos as crianças e os jovens

Não há lei nem polícia que acabe com todos os crimes. Mas quando as vítimas são menores, “apurar o que falhou” é uma reacção demasiado branda à morte de uma criança, bem como defender os jovens do álcool pela mera proibição não passa de uma ilusão

A pedofilia aumentou a pressão pública sobre a Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJ). É nesta entidade que, desde 1997, o Estado confia a identificação,o acompanhamento e a prevenção de abusos contra menores. Inevitavelmente, não há lei nem polícia que acabe com todos os crimes. E a CNPCJ está longe de ter culpa das situações que não consegue evitar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.