Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
17 de setembro de 2019 às 09:00

Procrastinar no Outono

Numa democracia, a realidade política é aquilo que queremos fazer dela a cada momento. Mas tomámos a maioria do PS como uma verdade científica – idem para a catástrofe do PSD. Essa preguiça é ofensiva para a delicadeza dos regimes parlamentares

É dos livros de ciência política: em democracia, a percepção de um facto é tão importante como o facto ele mesmo. Mas também não é preciso exagerar. Quase desde o início deste Verão tépido como uma banheira esquecida que conhecemos os resultados das eleições de 6 de Outubro: Costa e o PS vencem; Rio e o PSD afundam-se; o PCP e o CDS mantêm o seu inexorável passo rumo à irrelevância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.