Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
10 de julho de 2018 às 09:00

Operação triunfo

Na área de tratar os munícipes como descompensados mentais, oferece-se (dinheiros públicos) com uma mão e recebe-se (para a conta pessoal) com a outra

Não se pode pedir a um inspector da PJ ou a um magistrado do Ministério Público que exiba a inspiração criativa de um bom escritor ou o rasgo publicitário de um copywriter decente (e Deus sabe como escasseiam uns e outros). Se é verdade que, na escolha dos títulos das operações que têm lançado na última década, o DIAP ou a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária teriam dificuldades em conquistar um Nobel da Literatura, bem mereciam um da Economia: desde os anos 90, vários estudos responsáveis e fidedignos demonstram que, caso diminuíssemos a economia paralela, a corrupção e a fuga ao fisco até níveis residuais, Portugal seria uma das nações mais prósperas da Europa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.