Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
22 de janeiro de 2019 às 09:00

O silêncio dos gigantes

Contar histórias em tela requer a orientação do olhar e a manipulação da cronologia, mas "narrativa" tornou-se entretanto uma palavra maldita, sinónimo de academismo, decorativo, do anedótico

Em 2019, fará 145 anos que foi inaugurada uma pequena exposição num estúdio de fotografia no segundo andar do número 35 da Boulevard des Capucines, em Paris. A 15 de Abril de 1878, abria ao público a primeira mostra de pintura impressionista, com trabalhos de jovens aspirantes como Monet, Renoir, Pissarro ou Degas, e o longo reinado da arte figurativa acabava como tantos reinados terminam: com uma revolução.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.