Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
15 de janeiro de 2019 às 09:00

A liberdade de expressão do Mário

Em nome da tolerância, temos o direito - e, em alguns casos, o dever - de não tolerar os intolerantes. Impedir a banalização do ódio não é sinónimo de ameaça à liberdade de expressão. É apenas ser civilizado

Ao longo da última semana, a propósito do neofascista Mário Machado no Você na TV! da TVI, as confusões entre liberdade de expressão, censura, jornalismo, entretenimento, racionalidade e o politicamente correcto dariam para editar uma minienciclopédia. O programa das manhãs não é um programa de informação, é um talk show recreativo, e Manuel Luís Goucha não é jornalista, é um entertainer. Na "entrevista" de 3 de Janeiro a MM, não houve um enquadramento do seu historial de ódio e criminalidade sangrenta, como não houve contraditório digno desse nome. De resto, acusar o pivô de Você na TV! de mau jornalismo é o mesmo que acusar José Alberto Carvalho de não ter qualidades para apresentar o Love on Top.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.