Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
13 de novembro de 2018 às 09:00

O riso é uma arma

O riso deveria acompanhar todos os estádios do devir humano, incluindo pequenos detalhes como o sexo onanista e a morte sem esperança no céu ou no inferno

No último sábado, fiz uma conferência na Gulbenkian sobreAs melhores Comédias da História do Cinema, ao lado de António-Pedro Vasconcelos. O humor é um assunto muito sério, e nada melhor do que falar dele acompanhado pelo realizador deOs Imortais, que conhece como poucos a vida dos filmes e os filmes da vida. A adesão popular aO Gosto dos Outros, essa alegre tempestade de escolhas organizada por Nuno Artur Silva - à hora de almoço todas as sessões na Avenida de Berna estavam esgotadas -, sugere que talvez seja correcto estarmos optimistas quanto à sobrevivência da "cultura" (sempre que ouço a palavra em bocas transbordantes de poder, fico com vontade de sacar uma pistola de Carnaval).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.